Adicionar à minha lista

Manjar branco com calda de ameixa

Ana Bacellar

Uma sobremesa ultra brasileira e que, há décadas, faz parte dos almoços e jantares especiais e deixa muita gente com água na boca.

Normalmente, o mingau grosso e cheio de coco vai pra uma fôrma pra pudim molhada com água, pra ajudar na hora de desenformar, descansa na geladeira por pelo menos 8h (mas fica perfeito por uns 2 ou 3 dias), e na hora de servir é transferido pra um prato de bordas altas, pois a calda vai ao redor.

Quando quero servir um manjar, mas não tenho como aguardar pelo tempo de firmar na geladeira, coloco porções do creme em potinhos, levo à geladeira apenas pra gelar e coloco a calda por cima. Quem não gosta da tensão do “desenformar”, que sempre dá frio na barriga, também pode servir nos potinhos.

Há receitas com e sem leite condensado, todas gostosas, mas fico com a do leite condensado.

A calda de ameixa varia de casa pra casa, há quem faça uma calda de açúcar em ponto de caramelo claro e há quem faça uma calda de vinho com açúcar deixando reduzir bem, até cobrir o dorso da colher. Minha mãe, minhas duas avós e minha bisavó sempre fizeram a calda de vinho, bem mais saborosa.

Ingredientes

Manjar

  • 1/2 xícara de maizena (47 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco (200 ml)
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado (120 g)

Calda

  • 2 xícaras (chá) de vinho tinto (480 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 2/3 de xícara (chá) de ameixa seca sem caroço (130 g)

Preparo

Manjar – dissolva a maizena num pouco do leite e coloque numa panela grande com o leite restante, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado.

Aqueça e, sempre mexendo para não empelotar, cozinhe por uns 10min, até ferver e engrossar. Molhe uma fôrma média pra pudim com água, nela despeje o manjar, cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 8h pra firmar (se quiser, faça com até 2 dias de antecedência).

Calda – aqueça o vinho e o açúcar numa panelinha deixe reduzir pela metade, até começar a cobrir o dorso da colher. Junte a ameixa, deixe ferver por mais uns 2min e retire do fogo. Deixe esfriar.

Na hora de servir, desenforme o manjar num prato de bordas alta e coloque a calda ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *