Adicionar à minha lista

Receita de manezinho araújo

Ana Bacellar Manezinho araújo

Brasileira, simples e caseira, uma sobremesa gostosa que fecha a refeição de um jeito carinhoso e deixa lembranças. Essa é a receita de manezinho araújo!

Pelo Brasil, o mesmo doce aparece com vários nomes, desde os mais básicos “doce de banana com creme e suspiro” e “banana com merengue”, aos “banana na travessa”, “banana imperial” e “montanha de banana”, aos bem diferentes “Manezinho Araújo” e “Chico Balanceado”.

Dizem que o doce teria sido inventado nos anos 1960 por Manezinho Araújo, músico e dono de um restaurante no Rio de Janeiro, mas o tal Chico Balanceado gaúcho continua sendo um mistério.

O doce tem três camadas e vai à mesa num refratário familiar ou em potinhos individuais. Há uma camada de doce de banana preparado com as rodelas cozidas numa calda de caramelo, uma de creme de confeiteiro, aquele com maisena com leite, açúcar, baunilha e gemas, e um merengue pra finalizar.

Muita gente substitui o creme de confeiteiro por um preparado com leite condensado, mas eu sinceramente acho que ele fica meio enjoativo, então fico com o clássico de maisena mesmo.

Quanto à ordem das camadas, há quem comece pelo doce de banana e pelo creme, eu prefiro a base de creme com as bananas por cima, porque gosto quando elas afundam um pouco no creme, mas faça como preferir. O doce termina no forno, pra dourar o suspiro.

A banana também pode variar. Com nanica o doce fica ótimo, mas já fiz muitas vezes com nanicão, que tenho no quintal, com prata e também com ouro. Se forem nanicas comuns e grandes, use umas 4, se for nanicão use 3. Se forem prata aumente pra 5 e se a ideia for usar um tanto da penca de ouro, corte umas 12, pois elas são bem miúdas.

No forno tudo acontece bem rápido, entre 5 e 10min no máximo, o necessário pra dourar o merengue.

Vamos preparar a receita de manezinho araújo?

Ingredientes

Doce de banana

  • 4 bananas nanicas em rodelas de uns 2 cm
  • 1 xícara (chá) de açúcar (240 g)
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)

Creme

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (100 g)
  • 2 gemas
  • 1/4 de xícara (chá) de maisena (30 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite (360 ml)

Merengue

  • 2 claras
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (80 g)

Preparo

Doce de banana – Descasque e corte as bananas em rodelas de uns 2 cm de espessura e reserve.

Coloque o açúcar do doce numa panela média (ela terá que acomodar as bananas). Aqueça e, com atenção pra não queimar, deixe o açúcar no fogo e vá movimentando a panela de vez em quando até que ele derreta e fique com cor de bala de caramelo.

Nessa hora, com cuidado mas sem ter medo de derramar, pois o caramelo sobe, mas desce em seguida, despeje a água na panela. Mexa com uma espátula até dissolver (o caramelo firma, mas dissolve em seguida).

Junte a bananas e mantenha em fogo baixo por uns 5min, até que as rodelas estejam macias e douradas. Retire do fogo, passe pra uma tigela e deixe amornar.

Creme – Misture numa tigela o açúcar, as gemas, a maisena e a baunilha, reserve.

Aqueça o leite numa panela média, espere ferver e despeje sobre a mistura das gemas. Mexa com um batedor de arame até obter um creme liso, volte com tudo para a panela e, sempre mexendo, deixe no fogo até ferver e engrossar.

Despeje o creme num refratário médio (ou 6 individuais), cubra rente com filme plástico pra não criar película e deixe amornar.

Espalhe as bananas apenas com um pouquinho de calda sobre o creme e reserve.

Aqueça o forno a 220ºC (alto) ou aqueça a função dourar ou gratinar do forno.

Merengue – Bata as claras com a batedeira até obter uma espuma bem branca. Sem parar de bater, adicione o açúcar em três partes, juntando a seguinte só quando a anterior estiver totalmente incorporada às claras. Bata até o merengue firmar e encorpar e obter picos bem firmes.

Espalhe o merengue sobre a camada de banana.

Leve o doce ao forno bem quente por uns 5min, só pra dourar na superfície.

Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira pra gelar por umas 3h antes de servir.

6 Comentários

  1. 1

    Nossa! Essa sobremesa é a preferida da minha familia desde que me conheço por gente kkk. De uns tempos pra cá fizeram o creme com chocolate, vou ser sincera não gosto de banana eentão nem provo, mas em casa ela não falta.

  2. 3
    • 4

      Maria Silvia, boa tarde!
      Sinceramente, não temos resposta agora. Vamos dar uma estudada e responderemos. OK?
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5

    Nossa o meu fica maravilhoso, faço o caramelo e jogo a banana e vou mexendo com a colher de madeira, depois de a coloco um copo de água e vou mexendo vez outra,,com um garfo fica divino, é o caramelo engrossa bem.. Meu esposo ama é o doce que a avó dele fazia.

    • 6

      Marta, bom dia!
      Manezinho Araújo é uma sobremesa deliciosa e traz boas lembranças a muita gente.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *