Adicionar à minha lista

Mandioquinha no iogurte, açafrão da terra, curry e coentro

Ana Bacellar

Um dia, logo cedo, uma jornalista muito querida me ligou pedindo uma receita bem diferente usando mandioquinha, e tinha que ser pro final da manhã com foto pra manhã seguinte. Adoro desafios, então topei e corri pra cozinha.

Apesar de gostar bastante de purês e sopas, queria variar e comecei a pensar. Achei duas mandioquinhas na geladeira, descasquei na hora, cortei em rodelas, cozinhei com água até amaciar e descartei a água. Resolvi preparar uma receita com as rodelas inteiras e que fosse versátil, tanto pra servir como entradinha em porções pequenas, como médias pra acompanhamento ou mais farta como prato principal de uma refeição vegetariana.

Queria um molho que contrastasse com o adocicado da mandioquinha e achei que o iogurte (que parece que estava me esperando na porta da geladeira) seria uma boa ideia, dando cremosidade e acidez perfeitas. Pra deixar o molho bem instigante, resolvi usar um curry muito perfumado e saboroso, um toque de açafrão da terra pra dar cor e de coentro picado pra dar ainda mais sabor e frescor. Juntei a mandioquinha cozida ao molho, comi e amei.

Quem experimentou também adorou, a editora da revista ficou encantada e a matéria foi um sucesso. De lá pra cá, já fiz muitas vezes a receita, que é simples de preparar e leva pouquíssimos ingredientes.

Ingredientes

  • 4 mandioquinhas médias, descascadas e em rodelas de 0,5cm (500 g)
  • 25 g de manteiga
  • 1 dente de alho picadinho
  • 170 ml de iogurte natural cremoso (normalmente 1 copinho)
  • ½ colher (chá) de açafrão da terra
  • ½ colher (chá) de curry
  • 4 colheres (sopa) de coentro picado (4 ramos)
  • Sal

Preparo

Coloque a mandioquinha numa panela média, cubra com água ultrapassando uns 3 cm, junte 1 colher (chá) de sal e cozinhe em fogo baixo até que esteja bem macia, mas sem se desmanchar. Escorra e reserve.

Aqueça a manteiga numa frigideira média e junte o alho. Quando perfumar, acrescente o iogurte, o açafrão da terra, curry e o sal. Logo que surgirem bolhinhas nas laterais (antes de ferver!), adicione a mandioquinha. Misture com delicadeza, acerte o sal, junte o coentro e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *