Adicionar à minha lista

Mac & Cheese caprichado

Dizem que mac & cheese é o prato mais comum no dia a dia nas casas americana, que é a receita preferida das crianças. Isso seria mais compreensível se o mac & cheese do dia a dia fosse caseiro e bem feito, mas infelizmente não é bem assim, a maioria compra a massa com molho pronto, ou a massa ainda seca com saquinhos de molho temperado, ou tudo congelado, só abre a embalagem e leva ao forno, ou seja, nada de bom e muito sem graça.

Ainda bem que, mesmo sendo minoria, há quem compre o elbow macaroni, faça um bechamel de verdade, junte bons cheddar e parmesão, acrescente mostarda de qualidade, cozinhe a massa como se deve, junte o molho, capriche na cobertura crocante e leve ao forno pra gratinar. Esse mac & cheese caprichado é delicioso, cai muito bem num dia mais frio e, realmente, faz parte da lista das receitas quentinhas e que confortam.

Estudei bastante o assunto e testei várias receitas até chegar à versão que vai aqui. Quanto à massa, como o elbow macaroni clássico, com formato de cotovelo, não é comum no Brasil, as saídas são usar uma massa em espiral, que é bem parecida com a tradicional americana, ou escolher outra massa curta, como fusilli ou penne, que dão ótimos resultados, pois o molho entra nos furinhos.

Como acontece com toda massa, é essencial que o cozimento seja feito com cuidado, em água fervente, abundante e salgada, pois massa sem sal é sem graça demais, e tem que ser escorrida logo que estiver al dente, ou resistente à mordida, pois ainda receberá o molho e irá ao forno pra gratinar, sempre amolecendo mais um pouco.

O molho começa com um bechamel, mas com dois ajustes: junto com a manteiga vai pra panela meio dente de alho ralado e a farinha só entra quando o alho perfuma; a quantidade de leite é maior que a do bechamel clássico, pois não se quer um molho muito espesso e pesado, ainda mais considerando que receberá bastante queijo. Quando o bechamel engrossa, basta misturar a pimenta, a noz moscada e a mostarda (eu uso uma Dijon tradicional, sem grãos), ¾ do parmesão ralado e o cheddar ralado grosso, acertar o sal e retirar do fogo.

A cobertura crocante é deliciosa, principalmente pra quem, como eu, adora crostas. Ela dá vida ao prato, contrasta perfeitamente com a massa envolvida pelo molho cremosíssimo. Pra preparar, basta misturar o pão esfarelado, a outra metade do alho, o ¼ de xícara (chá) do parmesão e a salsinha.

Com o molho pronto, a massa cozida e a farofa preparada, basta untar com manteiga um refratário grande ou 6 individuais, espalhar um pouquinho da farofa na base de cada recipiente, preencher com a massa, cobrir com a farofa restante e levar ao forno por uns 20 a 30min pra gratinar.

Falando do queijo, o cheddar é o clássico e derrete bem, mas quem não consegue encontrar ou simplesmente quer usar outros queijos pode substituir por qualquer queijo que derreta bem (já usei mineiro meia-cura, emmenthal, raclette, camembert, gruyère e todos ficaram ótimos).

Dá pra preparar o mac & cheese com até 48h de antecedência, deixe montadinho na geladeira e levar ao forno por uns 45min antes de servir (o tempo de forno será um pouco maior porque tudo estará gelado).

Um mac & cheese assim é outra coisa, dá gosto de fazer e de comer.

Ingredientes

  • 50 g de manteiga
  • 1 dente de alho grande ralado
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
  • 3 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente ou frio (720 ml)
  • 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
  • 200 g de queijo cheddar ralado grosso
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 500 g de massa curta (espiral, fusilli ou penne)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
  • ½ xícara (chá) de pão seco ralado
  • Sal
  • Noz moscada
  • Pimenta-do-reino branca
  • Manteiga pra untar

Preparo

Aqueça bastante água com sal pra cozinhar a massa.

Numa panela média, aqueça a manteiga e metade do alho. Assim que perfumar, junte a farinha e, sempre mexendo com batedor de arame e fazendo um 8 pra raspar todo o fundo, misture até obter uma pasta amarelada e borbulhante.

Junte o leite de uma vez e, sem parar de mexer, deixe no fogo por mais uns 10min, até ferver e engrossar. Junte pimenta, noz-moscada, a mostarda, ¾ do parmesão e o cheddar, misture até derreter, ajuste o sal e retire do fogo.

Pra cobertura, misture numa tigelinha o alho e o parmesão restantes, o pão e a salsinha.

Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Unte com manteiga um refratário grande ou quatro individuais e espalhe um pouco da farofa na base.

Cozinhe a massa na água fervente até ficar al dente, não deixe cozinhar demais, pois ela ainda irá ao forno com o molho.

Escorra, junte o molho e coloque no refratário.

Espalhe a farofa por cima e leve ao forno pra gratinar por uns 20 a 30min, até conseguir uma cobertura crocante e dourada.

Se quiser, monte o mac & cheese com até 48h de antecedência, deixe na geladeira e leve ao forno por uns 45min antes de servir (o tempo de forno será um pouco maior porque tudo estará gelado).

Retire do forno e sirva imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *