Adicionar à minha lista

Limonada da vovó

Ana Bacellar

Poucas coisas refrescam tanto como limonada geladinha. Mas tem que ser sempre gelada sempre? Por incrível que pareça, há quem ache que morna ela refresca ainda mais, embora eu tenha minhas dúvidas.

Tomei um copo de limonada morna quando voltei de um passeio sob sol escaldante no deserto, visitando o vale dos reis em Luxor, no Egito (eles juravam que desse jeito ela matava mais a sede), mas como não tinha nada gelado pra comparar e a sede era imensa, não garanto nada.

Gosto de limonada simples, só limão espremido com água e um pouquinho de açúcar, mas acho que a fica ainda melhor quando é feita a partir de uma calda bem rala, como fazia a minha avó. Desde que esteja saboroso, suculento e perfumado, qualquer limão dá boa limonada, é só escolher entre galego, tahiti, siciliano ou o meu preferido, o cravo, que também é conhecido por rosa, caipira ou capeta. Quando estou na fazenda, limonada de limão cravo não falta, é só abrir a porta da cozinha, colher uns três ou quatro e preparar uma jarra, que desaparece em segundos.

O único problema: a calda pode ser preparada com até 3 dias de antecedência e ficar na geladeira, só esperando pelos limões, mas espremer eles e misturar o suco à calda é coisa pra fazer na hora de servir, pois em pouco tempo a ela perde o frescor e amarga.

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar ou a gosto (100 g)
  • 6 limões inteiros, bem lavados e secos

Preparo

Aqueça a água com metade do açúcar, misture até dissolver, deixe ferver por 1min e retire do fogo. Quando esfriar, passe pra uma jarra e leve à geladeira por pelo menos 30min, ou até por uns 3 dias.

Quase na hora de servir, já que depois de 30min a limonada começa a amargar e a perder o frescor, fatie bem finininho 2 limões com casca, descarte as sementes e soque no pilão com o restante do açúcar, como se fosse pra fazer caipirinha. Junte as fatias socadas à calda gelada, acrescente o suco dos outros limões e sirva.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *