Adicionar à minha lista

Lassi de fruta

Ana Bacellar

Refrescante até onde pode ser refrescante, o lassi ultra gelado é o acompanhamento perfeito pra uma refeição indiana.

Pode parecer estranho tomar iogurte na refeição, mas, segundo os indianos, o leite e o iogurte são capazes de “sossegar” o ardor das pimentas e das muitas especiarias. Uns goles de lassi ajudam limpar o paladar entre um prato, conseguindo comprovar que os pratos são diferentes, não têm sempre os mesmos gostos e aromas, como muita gente pensa. Segundo eles, água é o pior acompanhamento, só aumenta o ardor e a picância.

Comecei a tomar a bebida acompanhando pratos indianos depois de uma conversa com um garçom simpaticíssimo de um restaurante de Liverpool e, depois disso, deixei a água totalmente de lado.

Eles preparam lassis com várias frutas diferentes, principalmente com as de clima mais quente, como banana, manga (meu preferido), goiaba, abacaxi e mamão, mas também fazem com amora, morango, framboesa e mirtilo. Prepare a receita inteira com uma única fruta ou meio a meio (metade manga, metade mamão) ou até com três frutas diferentes, só dividir a receita em três e a mesa ficará mais bonita ainda.

A quantidade de açúcar pode variar diante da fruta, experimente!

O lassi também pode ser natural, sem frutas e sem água de flor de laranjeira, só adoçado com açúcar ou mel, ou sem adoçar, e até salgado, com umas pitadas de sal. O salgado é bem diferente, mas também é gostoso.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de iogurte natural (3 copinhos de 170ml)
  • 3 xícaras (chá) de leite (720 ml)
  • 4 xícaras (chá) de frutas maduras a gosto (banana madura em rodelas, ou manga, abacaxi, mamão, goiaba, frutas vermelhas)
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (aproximadamente 100 g)
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
  • 16 cubos de gelo

Preparo

Bata no liquidificador o iogurte, o leite, a fruta ou as frutas escolhidas (guarde uns pedacinhos pra decorar), o açúcar, a água de flor de laranjeira e metade do gelo.

Coloque nos copinhos com o restante do gelo, decore com os pedacinhos de fruta e sirva.

4 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *