Não dá pra não se encantar com uma compoteira cheia de laranjinhas kinkan mergulhadas numa calda de açúcar perfumada com cravo e canela. Mas elas também ficam lindas e deliciosas cristalizadas, ainda mais quando a gente consegue manter algumas folhas nos cabinhos. Tenho um pé de laranjinhas em casa e eu não me canso de olhar quando elas amadurecem e a árvore fica com jeito de árvore de Natal de bolinhas alaranjadas. Mas como o pé fica num vaso, a colheita nunca é grande e acabo comprando mais pra fazer um bom tanto.
Só que como a laranjeira fica num vaso e a colheita é pequena, faço mini quantidades com de doce com elas e acabo comprando um tanto pra fazer mais compotas. As laranjinhas caseiras e acabo comprando umas bandejas pra fazer um pouco mais. e não dá pra fazer muito doce. Tenho que comprar quando quero fazer bastante. Mas elas também ficam lindas e deliciosas cristalizadas, ainda mais quando a gente consegue manter algumas folhas nos cabinhos.
Por isso, costumo deixar uma parte do doce em calda, pra comer com queijo, com sorvete ou acompanhando carnes, já que o leve amarguinho da casca combina com carnes de porco, cordeiro e pato. Mas separo um tanto das laranjinhas prontas, escorro e reservo a calda, coloco as laranjinhas numa grade e deixo secar num canto perto de uma janela com um pouco de sol por uns dias, pincelando todo dia com uma camada de calda, até que elas secam e cristalizam.
Como são miúdas, vão inteiras, com casca e sementes pra calda e cozinham até ficarem macias, perfumadas e com a calda brilhante.
Há dois pulos do gato pra conseguir um doce bonito, saboroso e amargo na medida certa: furar as laranjinhas com um palito antes de cozinhar pra evitar que estourem e a calda penetre melhor na polpa; aferventar as laranjinhas em água, descartar a água por umas 3 vezes pra descartar o excedente do amargo antes de colocar na panela com a calda.
Usei canela, cravo e anis porque acho que o trio combina com laranja, mas use o que gostar.
A receita é simples, por isso acho que vale a pena comprar uns quilos na época das laranjinhas, fazer bastante doce, colocar em potes pequenos e ir dando de presente durante o ano: um mimo e tanto.
Ingredientes
- 1 litro de água
- 5 xícaras (chá) de açúcar (750 g)
- 1 pedaço grande de canela em pau
- 4 cravos-da-índia
- 1 estrela de anis
- 1 kg de laranjinhas Kinkan inteiras e bem lavadas (pra deixar o doce ainda mais lindo, deixe os cabinhos e algumas folhas)
Preparo
Numa panela média, aqueça a água, o açúcar, a canela, o cravo e o anis,
mexa só até dissolver e deixe ferver por 5min, até virar uma calda rala.
Enquanto isso, com um palito ou um garfo, perfure cada laranjinha em alguns
pontos para a calda penetrar e ela não estourar.
Coloque as laranjinhas numa outra panela com água, aqueça, espere levantar fervura, escorra e descarte a água, cubra as laranjinhas com água limpa, ferva de novo e escorra. Passe as laranjinhas pra panela da calda e cozinhe em fogo baixo por uns 40min, até que estejam macias e doces.
Retire do fogo, espere amornar, passe para uma compoteira bem limpa e seca e guarde na geladeira por até 1 semana (ou coloque em vidros esterilizados, tampe, ferva nos potes e guarde por alguns meses).
Se quiser cristalizar, escorra as laranjinhas da calda, reserve a calda.
Espalhe as laranjinhas sobre uma grade apoiada sobre uma assadeira (se não, a calda escorre e mela tudo…). Coloque ao lado de uma janela que pegue um pouco de sol e deixe secar por mais ou menos uma semana, pincelando todo dia com uma camada de calda (costumo cobrir à noite com uma tela fininha).
Gostei desta receita ,da laranjinha cristalizada : por quanto tempo ela se conserva, sem estragar ?
Precisa guardar sob refrigeração ? Obrigada …
Tb tenho uma farta produção dessas laranjinhas. Tens outras receitas? Obrigado.
Eloisa, por enquanto não, mas pensarei em algo gostoso para postar. Beijos
Oi Helô boa tarde! Gostaria de aprender a fazer casca de laranja cristalizadas, igual essas que compramos. Vc teria a receita?
Oi, Roberta! Você pode fazer o doce com a laranja da terra, cortar em tirinhas e cristalizar usando o mesmo método das laranjinhas. Beijos!
Obrigada Helô, vou tentar depois mostro o resultado
Oi, Roberta! Estou ansiosa pra saber como ficou! Beijos!
Boa noite, estou fazendo agora esta receita.
Depois conto como ficou.
Bjus e obrigada pela receita
Oi, Luciene! Oba, ansiosa pra saber! bjs
Oi Helô tudo bem?
Me fala uma coisa, pode ser feito com laranjas comuns? Digo isso porque comi na Itália, laranjas cristalizadas mas inteiras, beeeeeem lindas e saborosas, quase fiquei com do de comer, só que não, rs. E agora vendo sua receita lembrei das laranjas, será que dá certo? E qual laranja vc indicaria?
Obrigado e parabéns pelo blog.
Oi, Marcelo! Fiquei muito curiosa ora ver essas laranjas inteiras, devem ser lindas. A não ser com a laranja da terra, que é diferente, nunca fiz doce de laranja grande, portanto teria q pesquisar. aAcho q a técnica deve ser diferente. Fiquei interessada e vou dar uma olhada! bjs
Fiquei interessado!!! Vou ao mercado ver se existe essa laranja por aqui… moro em Sinop, interior de Mato Grosso.. Abraços Helô!!!!
João, bom dia! Tomara que você encontre, pois o doce é delicioso.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Quero fazer está receita o mais rápido possível
Gostaria de fazer geleia – você tem receita fácil??!
Abraço
Beverly, boa noite!
Conte pra gente como ficou o doce de laranjinhas!!
Quanto às geleias, no site temos uma geleia de morango e uma geleia de jabuticaba, as duas com várias dicas.
Ótima a sua sugestão, faremos mais geleias. Siga o Na Cozinha da Helô para acompanhar os novos posts.
Abraços, Ana e Helô
Eu uso este doce de laranjinha KINKAN, para rechear bolos e sirvo com sorvetes de creme ou flocos….uma delicia.
Inês, boa dia!
Nossa!!! O bolo recheado com o doce de laranjinha deve ficar maravilhoso!!! Com sorvete a gente já serviu, mas como recheio de bolo é novidade!!
Assim que der, a gente experimenta.
Continue aqui Na cozinha da Helô, pois receitas, histórias e fotos apetitosas não falta.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô