Adicionar à minha lista

Kimchi – Picles coreano de acelga

Ana Bacellar

Se tem uma coisa que não dá nem pra imaginar é comida coreana sem kimchi, a conserva picante bem no estilo picles que combina com quase tudo, todo coreano faz e sempre tem em casa.

Um bom kimchi não tem apenas gosto de pimenta, ele é saboroso, mistura o agridoce da fermentação com o açúcar e o salgado dos molhos de peixe e do shoyo, tem o aroma intenso do óleo de gergelim, o picante das pimentas em pó e fresca e a textura da acelga, do nabo e da cenoura com o verde perfumado da cebolinha.

Como acontece com toda conserva de geladeira, ele precisa descansar pra fermentar, mesclar os sabores, chegar ao gosto e à textura de kimchi, por isso, quem quer kimchi feito em casa, deve pensar no assunto e preparar a receita com pelo menos 15 e até com uns 30 dias antes de dar ares coreanos à mesa.

Eu gosto do picante e do aroma das pimentas e, durante os meus testes, comi pedaços deliciosos de kimchi ultra apimentadíssimo (sem exagero, verdade mesmo) que levavam até 4 colheres (sopa) de pimenta vermelha em pó pra meia acelga (uns 400 g), além da pimenta fresca, mas sei que o nosso paladar não está pra tanto.

Fiquei com três potes de kimchi tradicionais e com pequenas variações, com e sem cenoura, com e sem pimenta fresca, um com pedaços grandes e os outros com tiras largas de acelga, dois com o tempero bem líquido e um com o tempero engrossado e decidi usar cenoura, as tiras largas de acelga e a pimenta vermelha fresca, além de ficar com o molho mais encorpado, que não só é mais gostoso, como mais fácil de servir e de aproveitar até a última gota.

Pra engrossar o molho, troquei a farinha de arroz pela maizena, que se acha em qualquer mercadinho. Dei uma boa suavizada no kimchi e cheguei a uma conserva picante, sugerindo usar de ½ colher (sopa) a 1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó (ou mais) e de 1 a 3 pimentas vermelhas dedo-de-moça frescas.

Como eu também queria que aqueles que não colocam nadinha de nada de pimenta na boca pudessem experimentar essa receita especial e que dá harmonia à refeição coreana, parti pra novas experiências com pimentão vermelho, que tem cor, aroma e sabor, mas zero de picância, e com páprica doce, que é bem suave, e não é que ficou bom? É claro que essa versão estilizada de kimchi é totalmente diferente do original e, por purismo, nem kimchi seria, mas o que interessa é que ela resolve, ficou gostosa e conquistou muita gente que nem se aventurava a chegar perto da clássica (na relação de ingredientes, essas sugestões aparecem entre parênteses).

Adorei experimentar o arroz com kimchi da Maangchi, uma coreana incrível, que ensina receitas deliciosas: ela aquece bastante a conserva numa wok, junta arroz branco cozido, acerta os temperos, polvilha com gergelim e serve.

Uma última coisa: embora a receita fique gostosa com repolho comum, acho que com acelga o resultado é ainda melhor, ainda mais se for uma com bastante verde.

Ingredientes

  • 400 g de acelga com folhas bem esverdeadas (1/2 acelga)
  • 15 cm de nabo (150 g)
  • 1 cenoura grande (180 g)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)
  • 1 colher (chá) de maizena
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (10 g)
  • 4 pimentas dedo-de-moça em cubinhos (ou 1/3 de xícara de chá de pimentão vermelho em cubinhos e 1 pimenta dedo-de-moça em cubinhos)
  • 2 dentes de alho ralados
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de nam pla (molho de peixe) – (15 ml)
  • 1 colher (sopa) de shoyu (15 ml)
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim (30 ml)
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha (ou a gosto) – (15 ml)
  • 2 colheres (chá) de pimenta vermelha em pó (ou páprica doce)
  • 4 fios grandes de cebolinha
  • 1 colher (sopa) de gergelim claro torrado

Preparo

Corte a acelga em tiras de mais ou menos 1,5cm e o nabo e a cenoura em tirinhas finas.
Coloque tudo numa tigela, polvilhe com o sal, misture bem e deixe descansar por 1h. Lave com água fria, coloque numa peneira e esprema com as mãos pra descartar o máximo de líquido e deixe escorrer por uns 15min.

Enquanto isso, aqueça a água com a maizena e, sempre mexendo, misture até ferver e engrossar, reserve.

Numa tigela grande, misture o açúcar, a pimenta fresca, o alho, gengibre, nam pla, shoyu, óleo de gergelim, molho de pimenta e a pimenta em pó e, por fim, junte o engrossado de maizena. Misture a acelga com o nabo e a cenoura e a cebolinha picada, coloque num pote com tampa e deixe repousar por pelo menos 15 dias antes de servir.

Na hora de servir, coloque o kimchi numa tigela e polvilhe com o gergelim.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *