Adicionar à minha lista

Guirlanda de Natal

Ana Bacellar

Quando eu ainda era bem pequena e chegava o natal, minha mãe, que sempre foi caprichosíssima, preparava uma massa de pão de leite, moldava fazendo uma trança e unia as pontas pra formar uma guirlanda.

Depois de assar, ela espalhava por cima do pão uma farta camada de frutas cristalizadas, nozes e cerejas, que se apoiavam nas fendas que surgiam das voltas da trança. Em seguida, cobria tudo com glacê branco, esperava firmar, colocava um laço na emenda da trança, embrulhava com papel celofane e dava de presente aos amigos.

Eu amava ajudar, achava lindo tanto preparar o presente em casa, como sentir o encantamento de quem ganhava a guirlanda. Afinal de contas, pão é pão, leva com ele o aconchego do caseiro e o sentimento de partilhar o alimento. Aqui vai, então, a receita da minha mãe, que eu já preparei nem sei quantas vezes e todos adoram.

Ela é simples, mesmo quem nunca pensou em preparar um pão consegue chegar lá. Um pão de leite que leva fermento, açúcar, sal, manteiga, leite, ovo e farinha e uma cobertura feita de açúcar e água que serve pra firmar as frutas cristalizadas, as passas e as nozes e, também, pra brilhar e dar textura.

A receita, como vai aqui, é suficiente pra preparar 1 guirlanda grande ou 2 médias (normalmente faço 2), ou 6 pequenas ou até 12 miúdas, que podem servir como enfeite da árvore ou lembrancinha aos convidados da ceia ou do almoço de natal (elas não ficam com muito miolo, mas são lindas).

Um bom pão, um feliz Natal e um ano novo maravilhoso, com muita saúde, paz, amor e alegria.

Ingredientes

Massa

  • 50 g de manteiga bem macia, em temperatura ambiente
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 500 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite morno (360 ml)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • 1 gema diluída em 2 colheres (sopa) de água pra pincelar
  • Manteiga pra untar

Cobertura

  • 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas (120 g)
  • 1/2 xícara (chá) de nozes (120 g)
  • 8 cerejas em calda
  • 1/3 de xícara (chá) de água (80 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)

Preparo

Numa tigela grande, misture o fermento, metade do açúcar, 1 xícara de farinha e o leite e espere 10min, até espumar.

Junte o sal, os ovos, o açúcar restante e a manteiga e, aos pouquinhos, acrescente farinha e trabalhe até que a massa esteja macia e se solte das mãos.

Cubra com um pano limpo e deixe crescer por 1h, até dobrar de volume.

Pra 2 guirlandas, corte a massa ao meio e divida cada metade em 3 partes iguais (se preferir 6 guirlandas, reparta a massa em 6 partes iguais, depois divida cada uma em 3 partes também iguais e modele as guirlandas exatamente como faço com as maiores).

Molde um rolinho de uns 2 cm diâmetro e uns 60 cm de comprimento com cada parte de massa. Pra trançar e moldar uma guirlanda, segure 3 rolinhos por uma das pontas, pressione as pontas pra colar e, a partir desse ponto, faça uma trança apertando bem e unindo novamente no final. Junte as duas pontas, e aperte também pra unir, dando dando o formato arredondado à guirlanda. Prepare a outra da mesma maneira.

Coloque as guirlandas em 2 assadeiras untadas com manteiga ou forradas com tapete de silicone, cubra com um pano e deixe repousar por mais 1h, ou até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto) e, com muita delicadeza, pincele as guirlandas com a gema.

Asse as guirlandas médias por uns 35min (ou de 10 a 20min pras menores), até que estejam bem crescidas e douradas.

Enquanto isso, pra cobertura, misture numa tigela média a água e o açúcar até conseguir uma pasta esbranquiçada, reserve.

Retire as guirlandas do forno e, imediatamente, espalhe metade das frutas cristalizadas, da cereja e das nozes, apoiando os pedacinhos nas dobras da trança de cada uma delas. Com uma colher, espalhe metade da calda sobre cada guirlanda (quando o glacê esfria, ele firma e fixa as frutas).

Espere esfriar, embrulhe as guirlandas em papel celofane, faça um laço e presenteie.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *