Adicionar à minha lista

Gratinado de batata e alho-poró

Ana Bacellar

Um gratinado de batata saboroso e quentinho é aconchego total. Eu não resisto a uma colherada e também a mais uma e a mais uma, tanto que, enquanto a maioria come como acompanhamento, eu acabo que ficando só com ele, no máximo pego um pouco de salada.

Lavar ou não lavar as batatas depois de cortar em rodelas é uma polêmica, uns defende ardorosamente que a fécula da batata deixa o gratinado mais pesado, com uma goma e sempre lava, outros juram que é esse grudezinho que dá a liga ao prato perfeito. Eu não lavo, mas é uma escolha pessoal.

Acrescentei o alho-poró, porque achei que ele deixou a receita ainda melhor, mas, se quiser fazer sem ele, é só não usar.

Quanto ao queijo, o gruyère é o clássico, mas nada impede que se use qualquer outro queijo que derreta bem.

Acredite, o perfume leve (mesmo) de alho que o simples esfregar o dente de alho com força no refratário antes de untar faz muito diferença e dá outra dimensão ao prato. Coisas de avó francesa.

O bom de assar devagar é conseguir que a batata vá cozinhando aos poucos no leite e no creme de leite e, no final, tudo se integre com muito sabor e cremosidade, nada a ver com os gratinados básicos feitos com batata cozida e molho branco que muita gente prepara.

Embora ache que o gosto da batata acabe mudando um pouco, dá pra preparar até na véspera e aquecer na hora de servir. Eu prefiro montar tudo no refratário, deixar ainda cru na geladeira por até 6h e levar ao forno 1h antes de servir. É perfeito pra receber.

Ingredientes

  • 1 dente de alho inteiro e sem casca
  • 50 g de manteiga em cubinhos
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de leite (300 ml)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml)
  • 6 batatas médias (1 kg)
  • 2 alho-porós, a parte branca, em rodelas finíssimas
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso (150 g)
  • Sal
  • Noz-moscada

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (alto).

Esfregue com força o dente de alho em todas as paredes de um refratário grande pra perfumar, unte com um pedacinho da manteiga e reserve.

Numa tigela misture o leite, o creme de leite, sal e umas 3 raspadas de noz-moscada.
Descasque a batata e corte em rodelas de 0,5 cm (lavar ou não lavar é uma questão bem pessoal, sem lavar a batata solta mais amido e o resultado final é um pouco mais cremoso – eu prefiro assim).

Faça camadas de batata e de alho-poró no refratário, polvilhando com sal e alternando com a manteiga e o queijo e regue com a mistura do leite.

Cubra com papel-alumínio, leve ao forno por uns 45min ou até que a batata esteja bem macia, retire o papel e deixe dourar por uns 15min.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *