Adicionar à minha lista

Gougères

Ana Bacellar

Não dá pra pensar na Borgonha, sem falar de gougères, umas bombinhas deliciosas que acompanham divinamente uma taça de vinho e que costumam ser preparadas com queijo firme ralado grosso, como gruyère ou comté, embora muita gente use emmenthal.

A receita, na verdade, é uma pâte à choux, ou de bombinhas, com queijo, mas não tem nada de boba. Gosto delas porque ficam bem crocantes por fora, com os pedacinhos ralados de queijo por cima, que dão sabor e uma aparência linda, e um miolo levemente macio. O gostinho e o perfume da noz-moscada são clássicos e fazem a diferença.

São ótimas como aperitivo, com um queijo cremoso pra acompanhar elas ficam ainda mais deliciosas, mas também vão bem com sopas e saladas.

Eu me lembro de preparar assadeiras bem grandes com duas ou três receitas de gougères pra servir de entradinha aos alunos das minhas aulas no Atelier Gourmand e elas desapareciam em minutos. Como agradam crianças e adultos, a receita é perfeita pra festas grandes de família.

Apesar de muita gente tirar a assadeira do forno assim que as gourgères estufam e começam a dourar, é essencial resistir, não abrir a porta do forno, e deixa-las lá dentro até que estejam totalmente douradas, sem partes claras, pois só quando isso acontece elas estão assadas pra valer.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (160 g)
  • 4 ovos
  • 100 g de queijo gruyère ralado grosso
  • Pimenta-do-reino
  • Noz-moscada
  • Manteiga pra untar

Preparo

Numa panelinha, aqueça a água, a manteiga e o sal, deixe ferver, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer com uma colher de pau, deixe no fogo até a massa virar uma bola que se solte totalmente das laterais.

Passe a bola de massa pra uma tigela e, misturando sempre, acrescente os ovos um a um, 3/4 do queijo, pimenta e noz-moscada.

Aqueça o forno a 200ºC (alto) e unte uma assadeira grande com manteiga, ou forre a assadeira com um tapete de silicone.

Com um saco de confeitar com um bico liso de 0,5 cm ou de pitanga, ou simplesmente pegando uma pequena porção de massa com uma colher de chá, prepare as bombinhas e coloque na assadeira sem encostar uma na outra, pois elas crescem bastante.

Polvilhe as gougères com o restante do queijo e asse por uns 20min, evitando abrir o forno, até que estejam bem douradas e crescidas.

Elas ficam mais gostosas e crocantes no dia em que são assadas, mas é possível preparar na véspera e aquecer no forno.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *