Adicionar à minha lista

Gelatina refrescante de carambola

Quando é tempo de carambola e a caramboleira do quintal de casa fica carregada, costumo bater umas delas com água gelada no liquidificador e, s for preciso, adoço um pouco.

A fruta é linda inteira, mas quando a gente corta em fatias, que se parecem com estrelas, tudo fica ainda mais bonito. Não é à toa que, em inglês, é star fruit.

Só que a fruta é tão rica em água e de sabor e aroma tão sutis que os doces e molhos que muita gente prepara com ela acabam não tendo muito gosto (pelo menos é o que eu acho).

Sinceramente, a única coisa que fiz e gostei foi a gelatina refrescante que vai aqui. Gostei porque, na verdade, o sabor e o perfume são os da fruta fresca, puramente de carambola.

Como a carambola entra crua na receita e mesmo com o tantinho de açúcar, com a gelatina e com a geladeira ela, em pouco, tempo, acaba oxidando e escurecendo pouco tempo, achei melhor pensar numa receita pequena pra fazer e comer no mesmo dia.

Coloquei a gelatina numa assadeira e, depois de firmar, cortei em cubos e servi, mas também dá pra colocar em potinhos, gelar e servir nos próprios potinhos.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de água gelada (120 ml)
  • 8 carambolas maduras (aproximadamente)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g, aproximadamente)
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
  • ½ xícara (chá) de água fervente (120 ml)

Preparo

Bata metade da água gelada e as carambolas no liquidificador até obter um suco grosso.

Passe pela peneira deixando cair numa tigela média e verifique se conseguiu 2 xícaras (chá) de suco. Se não for suficiente, complete com um pouco de água, ou descarte o excedente.

Volte com o suco pra tigela, misture o açúcar e experimente (a quantidade de açúcar depende da doçura da fruta). Reserve.

Coloque a gelatina numa tigelinha, regue com a outra metade da água gelada e deixe hidratar por uns 2min.

Junte a água fervente, mexa até dissolver completamente e passe pra tigela da carambola.

Despeje a preparação numa assadeira ou num refratário pequeno molhado com água (ou em 6 potinhos) e leve à geladeira pra firmar por umas 2h pra firmar.

Na hora de servir, corte a gelatina em cubinhos e sirva (se quiser, decore com fatias de carambola).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *