Adicionar à minha lista

Gelatina colorida listradinha

Ana Bacellar

Há uns anos, estava conversando com uma senhora japonesa, surgiu sei lá como o assunto gelatina e, de repente, ela já estava me mostrando como preparar gelatina em camadas coloridas. Como uma das minhas filhas sempre foi apaixonada por gelatina, eu dei trela, mesmo duvidando um pouco da complexidade da “receita”, já que ela dizia que sem os truques a receita não teria graça. De cara, ela já explicou que não era difícil, mas levava um tempinho pra ficar pronta.

Pois é, ouvi as explicações, fui pra casa e preparei uma receita sem utilizar os tais truques e uma outra exatamente como aprendi e não deu outra, ela estava certíssima. Segunda a minha “professora de gelatina”, a receita leva apenas umas cinco ou seis gelatinas de cores e sabores diferentes, um envelope de gelatina incolor sem sabor e meia lata de leite condensado. Ela explicou, com toda razão, que quando a gente prepara cinco gelatinas diferentes, coloca uma delas num refratário, espera firmar um pouco na geladeira, coloca por cima a segunda camada e segue até terminar a gelatina, o que se consegue é uma placa de gelatinas de cores diferentes, mas que perdem a graça porque os contrastes das cores não ficam nítidos e os sabores são simplesmente os das gelatinas misturadas.

Um pulo do gato: o leite condensado faz com que cada sabor e cor de gelatina se separe em duas partes, uma pra ficar como gelatina mesmo e a outra pra ficar leitosa e funcionar como transição de uma pra outra cor de gelatina.
Complicado? Nenhum pouco: é só preparar a primeira gelatina, espalhar 3/4 da gelatina pronta no refratário transparente e levar à geladeira pra firmar, então espalhar por cima o ¼ da gelatina restante já misturada a um pouco de uma mistura de leite condensado e gelatina sem sabor e geladeira de novo, e aí seguir fazendo o mesmo com as outras cores.

Os tempos de freezer devem ser respeitados. Quando a camada inferior ainda não está firme o bastante pra receber a camada de cima tudo se mistura e perde a graça. E as gelatinas não se unem direito quando a camada inferior endurece demais. Concluí que funciona bem deixar as camadas translúcidas de gelatina no freezer por 10min e as leitosas, que são mais finas, por 5min.

Se sobrar creme, leve à geladeira e, com certeza, alguém comerá feliz quando firmar (puro gosto de leite condensado, só que com a firmeza da gelatina).

Ou seja, depois da gelatina vermelha virá uma camadinha de gelatina rosada, em seguida uma roxa com uma camadinha lilás, e essas camadinhas finas e com as leitosas ressaltando a nitidez das cores mais vivas. O sabor também muda, pois as camadinhas leitosas dão uma ligeira cremosidade à receita.

Pra sobremesa ser linda, é fundamental montar a as gelatinas num recipiente transparente, tanto faz se for numa tigela grande ou num copo.

Uma coisa é certa, a sobremesa tem tudo a ver com sol e verão e ninguém resiste a uma colherada. Crianças amam!

Ah, essa receita é daquelas que merecem um timer.

Ingredientes

  • 4 pacotes de gelatina de cores e sabores diferentes (gosto de usar uva, morango, limão e abacaxi)
  • 2 e 1/4 xícara (chá) de água fervente (540 ml)
  • 3 e ¼ de xícara (chá) de água gelada (780 ml)
  • 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
  • 200 g de leite condensado (pouco mais de meia lata de 395 g)

Preparo

Se quiser servir o doce de colherada, separe um refratário médio de vidro e transparente, ou 8 copos ou tigelas de vidro (se quiser preparar porções individuais) ou, se preferir desenformar, escolha uma fôrma pra pudim com a mesma capacidade e unte levemente com óleo vegetal.

Numa tigela média, coloque uma das gelatinas coloridas (gosto de começar com uma cor mais forte, roxa ou vermelha), ½ xícara (chá) de água fervente e mexa até dissolver.

Junte ¾ de xícara (chá) de água gelada e mexa bem.

Coloque ¾ dessa gelatina colorida no recipiente escolhido e leve ao freezer por 10min.

Enquanto isso, pro creme, coloque a gelatina sem sabor numa tigela média e regue com ¼ de xícara (chá) de água gelada. Deixe hidratar por 2min, junte ¼ de xícara (chá) de água fervente e mexa até dissolver completamente.

Junte o leite condensado e misture até obter um creme liso.

Enquanto a primeira camada de gelatina colorida e translúcida ainda estiver firmando no freezer, já prepare numa outra tigela uma outra cor e exatamente da mesma forma. Faça o mesmo com as outras cores, tendo sempre gelatinas prontas pra adiantar o processo.

Completados os 10min de freezer, junte 2 colheres (sopa) do creme ao ¼ de gelatina reservado e despeje sobre a gelatina já firme. Como essa camada leitosa será sempre mais fina, leve ao freezer por apenas 5min.

Quando essa camada leitosa firmar, siga colocando ¾ de uma gelatina de outra cor por cima e em seguida o ¼ restante dessa mesma cor já misturado com 2 colheres (sopa) de creme.

Quando colocar a última camada de creme, leve ao freezer pelos 5min de sempre e, em seguida, passe pra geladeira e deixe terminar de firmar por pelo menor 2h, ou por até 48h, antes de servir. Se for o caso, desenforme a gelatina sobre um prato.

Sirva gelatina bem gelada.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *