Adicionar à minha lista

Gelado de chocolate com crocante de castanha e mel

Feito com:
Ana Bacellar

Receitas práticas, daquelas que a gente pode preparar com até uma semana de antecedência, deixar no freezer e passar pra travessa na hora de servir, são sempre bem-vindas e o gelado de chocolate é assim.

Quem adora chocolate, não resiste a uma colherada de doce, com o aveludado cremoso que só chocolate tem, vai se encantar com esse gelado.

A receita é, na verdade, um clássico fondant ou marquise, que chamei de gelado de chocolate só pra simplificar. O que importa é que é tudo de divino e fecha qualquer refeição com chave de ouro.

Não é difícil, muito pelo contrário, mas é preciso tomar alguns cuidados pra chegar ao resultado nota 10: picar o chocolate em pedaço pequenos e uniforme pra que ele derreta rápido, não deixar o leite já com a gema ferver (tirar do fogo assim que a espuma sumir e o creme engrossar e cobrir o dorso da colher), imediatamente despejar esse creme sobre o chocolate e misturar até derreter e conseguir uma mistura homogênea, deixar essa mistura amornar antes de juntar a manteiga já bem batida e cremosa, pois se o creme estiver quente a manteiga derrete, a gordura se separa e o doce perde o aveludado.

O creme pronto vai pra uma fôrma média qualquer, retangular ou redonda, ou pra 6 forminhas individuais grandes, que não precisam ter fundo removível (desenformar é muito simples, depois explico). O doce enformado vai pro freezer de 3h ou por até 1 semana.

Meia hora antes de servir, basta retirar o doce do freezer, mergulhar a fôrma até meia altura numa panela com água fervente por uns 30s (dá pra ver que o doce se solta da fôrma, muito fácil mesmo) e virar sobre o prato de servir). Desenformado, ele vai pra geladeira e, em seguida, pra mesa.

Sugeri servir com um crocante de castanhas preparado com mel, que fica bom e lindo, mas, se quiser, sirva com creme de leite batido em chantilly ou creme inglês.

Ingredientes

Gelado

  • 200 g de manteiga sem sal
  • 200 g de chocolate meio amargo grosseiramente picado
  • 1 gema
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 2/3 de xícara (chá) de leite (160 ml)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (15 ml) ou as raspas de 1 fava

Crocante

  • ½ xícara (chá) de castanha-do-Brasil grosseiramente picada (65 g)
  • ¼ de xícara (chá) de mel (75 g)
  • 1 pitada de sal

Preparo

Gelado – bata a manteiga até ficar bem fofa e cremosa, reserve.

Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.

Numa tigela, misture a gema, metade do açúcar e reserve. Aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha. Quando ferver, despeje na tigela da gema, misture, volte com tudo pra panela e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe no fogo apenas até a espuma sumir, surgirem bolhinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver. Imediatamente, despeje o conteúdo na tigela do chocolate e mexa até obter uma mistura lisa e brilhante.

Espere amornar e, com delicadeza, junte a manteiga.

Coloque a mistura numa fôrma de uns 20 cm de diâmetro ou em 6 forminhas individuais grandes (não precisa ser de fundo removível, pode ser uma fôrma comum) e leve ao freezer por pelo menos 3h, ou até por 1 semana.

Crocante – separe um tapete de silicone ou unte com manteiga a lâmina uma superfície de mármore de uns 40 cm. Coloque as castanhas numa frigideira seca e vazia e aqueça até que estejam secas e perfumadas. Junte o mel e o sal, misture e deixe no fogo por uns 3min, até ficar com cor de caramelo bem dourado. Despeje tudo no silicone e deixe esfriar por uns 30min.

Descole a placa de crocante do silicone, passe pra uma tábua e, com uma faca afiada, pique em pedaços miúdos. Guarde o crocante por até 48h num pote fechado e seco, depois disso ele começa a melar.

30min antes de servir, retire a fôrma do freezer e mergulhe com cuidado numa panela com água fervente para o gelado se soltar totalmente do fundo e das laterais e desenforme sobre um prato raso.

Deixe repousar por uns 30min na geladeira e sirva com o crocante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *