Eu me apaixonei por gaspacho quando, acho que 1990, num dia escaldante, comi um delicioso e ultra refrescante num restaurante pequeno e florido numa ruela de Sevilha. Então hoje vou ensinar como fazer um gaspacho clássico.
Nunca me esqueci da tigela grande trazendo uma sopa linda demais, um tanto pastosa e avermelhada. Dos potinhos que vinham ao lado com pepino, pimentão, ovo cozido, azeitonas e pão. O sabor era incrível e harmonioso, com um inesquecível gostinho de laranja.
Fui atrás de receitas, conversei no restaurante e, quando voltei pra casa, fiz gaspacho algumas vezes até chegar “ao de Sevilha”. A partir desse dia, a receita passou a fazer parte da minha vida nos dias de verão.
Passei a gostar ainda mais depois do dia em que as desesperadíssimas “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, do Almodóvar, foram tomando daquele gaspacho “temperado” com tranquilizantes que ficava numa jarra na geladeira.
Enfim, o preparo é simples, basta misturar tudo, deixar marinar por pelo menos 6, e até por 24h, pra deixar a receita bem saborosa. Depois é só bater no liquidificador e servir. Como entradinha, num copinho ou numa xícara, a receita serve bastante gente.
Já aprendeu como fazer um gaspacho clássico? Se quiser, pra acompanhar a receita passo a passo, só acessar o link abaixo e assistir ao nosso vídeo no canal Youtube.
Ingredientes
Sopa
- 1 kg de tomates bem vermelhos
- 1 pimentão vermelho grande (200 g)
- 2 cebolas grandes (360 g)
- 2 dentes de alho
- 6 ramos de salsinha e de cebolinha
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (120 ml)
- 2 colheres (sopa) de vinagre de xerez ou balsâmico (30 ml)
- 6 cubos de gelo
- 2 pepinos lavados, com casca e em pedaços médios (400 g)
- 1 xícara (chá) de suco natural de laranja (240 ml)
- Sal
- Pimenta-do-reino
Pão
- 1/2 colher (sopa) de folhinhas de tomilho (2 ramos)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva (60 ml)
- 6 fatias de pão rústico com casca, cortado em cubinhos
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Açúcar
- Opcionais pra acompanhar: cubinhos de tomate e de pimentão, ovo cozido e lascas de azeitonas
Preparo
Corte os tomates, os pimentões e as cebolas em pedaços médios, coloque numa tigela com o alho, a salsinha e a cebolinha, o azeite, o vinagre, sal e pimenta, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 e até por 24h.
Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).
Numa assadeira grande, misture o tomilho, o alho, o azeite, o pão, sal e pimenta, espalhe numa só camada leve ao forno por uns 15min, até dourar e secar. Deixe esfriar e guarde num pote fechado por até 2 dias.
Meia hora antes de servir, descarte os ramos escuros das ervas, bata o restante no liquidificador com o gelo, o pepino e o suco de laranja, acerte o sal e a pimenta e, se necessário, corrija a acidez com pitadas de açúcar.
Sirva o gaspacho gelado com o pão e, se quiser, com pedacinhos de ovo cozido, cubinhos de tomate e pimentão e lascas de azeitonas.