Adicionar à minha lista

Flan de abacate com limão e hortelã

Ana Bacellar Flan de abacate com limão e hortelã

O flan de abacate com limão e hortelã é uma receita refrescante, deliciosa pro dia a dia e muito simples de preparar. Não é nada difícil hidratar e dissolver um pouco de gelatina em água, depois bater a gelatina com o abacate, o leite condensado, o creme de leite, o limão e as folhas de hortelã no liquidificador e gelar o doce até firmar.

Pra completar, a receita é prática, pois é uma sobremesa que pode ser feita com até dois dias de antecedência, ficando só desenformar pra perto do momento de servir. Na verdade, desde que tomando cuidado pra ele não ressecar, até pra desenformar na véspera.

No lugar do filme plástico, que tira o brilho, gruda e machuca a superfície, eu costumo proteger a sobremesa na geladeira de um jeito simples: desenformar o flan de abacate com limão e hortelã sobre o prato de servir, lavo e seco e fôrma e cubro o doce com a mesma fôrma.

Resolvi usar abacate porque ele é um ingrediente que faz o maior sucesso na casa de boa parte dos brasileiros. Eu cresci comendo creme de abacate de sobremesa e o meu marido e a nossa filha mais velha adoram a sobremesa.

Ao contrário do que muita gente fala e repete, não é só aqui que o abacate com açúcar ainda reina, isso também acontece em como Maldívias e Maurice. É fato que o consumo do abacate em saladas, pastas e em sanduíches aumentou muito nos últimos tempos, mas ainda falta muito pro salgado bater o doce. E, ao contrário do que também se diz, eu já vi bastante gente de fora experimentar creme de abacate e picolé de abacate e amar. Prefiro variar.

Acrescentei o limão, porque ele dá o toque de acidez que deixa a sobremesa equilibrada e deliciosa e juntei as folhas de hortelão porque elas dão o frescor que tem tudo a ver com o que se quer num dia de calor.

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água gelada (60 ml)
  • 1/3 xícara (chá) de água fervente (80 ml)
  • 1 e ½ xícara de leite condensado (395 g, normalmente 1 lata ou caixinha)
  • ¾ de xícara de creme de leite (200 g, pode ser de lata ou de caixinha)
  • 1 e ½ xícara de polpa de abacate maduro (1 abacate grande)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 10 folhinhas de hortelã

Preparo

Separe uma fôrma média pra pudim (uns 18 cm com ou sem buraco no meio) e molhe com água pra facilitar o processo de desenformar, reserve.

Coloque a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixe hidratar por 1min.

Junte a água fervente e misture até dissolver completamente.

No liquidificador, o leite condensado, o creme de leite, o abacate, o limão, a hortelã e a gelatina até obter um creme liso.

Coloque a creme na fôrma e leve à geladeira pra firmar por umas 3h.

Desenforme na hora de servir e, se quiser, decore com rodelas finas de limão e raminhos de hortelã.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Martha, boa tarde!
      A receita também funciona com avocado, mas a receita fica mais cremosa e saborosa com abacate tradicional, que é também naturalmente adocicado.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *