É um prato cheio pra quem ama farofa e ama pinhão. Com arroz, feijão e uma salada de folhas já faz a refeição. Em casa sempre tem farofa e vario bastante, tanto nas farinhas, como nos complementos.
No tempo de pinhão, aproveito pra matar a vontade de alguns meses sem pinhão fresco, preparo muitas receitas com ele e ainda cozinho um bom tanto pra congelar e guardar por alguns meses.
Esta farofa nasceu num dia em que cozinhei bastante pinhão, usei em alguns pratos e ainda sobrou um tanto. Tendo pinhão já cozido e descascado, a receita fica pronta rapidinho.
Usei o bacon porque ele tem tudo a ver com a cozinha tropeira, mas, se quiser, deixe o bacon de lado e use só manteiga (veganos ainda podem fazer a farofa com óleo vegetal).
Ingredientes
- 100 g de bacon em cubinhos
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 e ½ xícara (chá) de pinhão cozido e sem casca (uns 180 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca ou de milho bijú (90 g)
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada (3 ramos)
- Sal
Preparo
Numa frigideira grande, doure o bacon na própria gordura até que os cubinhos estejam bem crocante, escorra e seque bem.
Descarte a gordura do bacon e, na mesma frigideira, aqueça a manteiga. Junte a cebola, espere começar a dourar e misture o pinhão. Deixe aquecer, acrescente a farinha, sal (cuidado, pois o bacon é sempre salgado) e, sempre mexendo, mantenha no fogo até que a farinha incorpore a manteiga e fique bem crocante e perfumada.
Misture o bacon, a salsinha, acerte o sal e sirva.
Delicioso. Fantástico.
Boa tarde! Bom saber que gostou. Conte sempre pra gente. Abraços, Helô