Adicionar à minha lista

Farofa de farinha de milho e ovo

Ana Bacellar

Nem sei quantas vezes eu percebi o espanto de quem me pergunta “qual o seu prato preferido?”, e respondo “farofa”. Amo farofa de qualquer farinha boa, de milho bijú e de mandioca fina, grossa, bijú, amarela ou d’água.

Na minha casa, faço farofa pelo menos três vezes por semana, normalmente uma farofinha simples com uma das farinhas queridas, manteiga, cebola, às vezes salsinha picada, mas vira e mexe junto azeitonas, banana, cenoura, ovo, bacon torradinho ou alguma sobra de carne desfiada.

A de ovo é um clássico e sempre agrada, tanto com ovo cozido, que dá uma farofa mais sequinha, como com mexidinho de ovo: derreto a manteiga, douro a cebola, junto o ovo, quando ele começa a firmar acrescento sal, a farinha, misturo até envolver e aquecer tudo e uma farofa úmida e gostosa vai pra mesa em minutos. Com ovo cozido a farofa já leva mais tempo pra ficar pronta, pois cozinhar ovo é tarefa um pouco mais demorada.

Eu cozinho ovo de duas maneiras, dependendo do tempo que tenho: ou começo com ele numa panelinha com água fria, conto 6 minutos a partir da fervura, escorro a água e descasco; ou, quando não tenho pressa, utilizo o método mais prático e eficiente do mundo, certeza de perfeição, coloco o ovo na panelinha com água até cobrir, aqueço, deixo ferver por um minuto, desligo o fogo, tampo a panela e deixo esfriar na água por mais ou menos 1h antes de descascar e usar.

Ingredientes

  • 25 g de manteiga
  • 1 cebola média em fatias finas (150 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho bijú (90 g)
  • 2 ovos cozidos cortados em 4
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)

Preparo

Aqueça a manteiga numa frigideira grande e doure a cebola.

Misture a farinha, sal e, sempre mexendo, mantenha no fogo até que a farinha incorpore a manteiga e fique bem crocante e perfumada.

Junte o ovo cozido e sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *