Adicionar à minha lista

Farfalle com molho de laranja e papoula

Ana Bacellar

Penso nessa receita sempre que preciso de uma massa diferente, que surpreenda e encante do momento em que chega à mesa ao da primeira garfada. É uma receita pra quem realmente gosta de laranja, pois o molho é pura laranja, embora tenha o sabor do vinho, a cremosidade que vem do creme de leite, as texturas e cores da cenoura e da papoula.

Não é uma receita difícil de preparar, mas é preciso ter cuidado nas reduções do suco, vinho e do creme de leite e no ajuste da acidez, pois o molho é adocicado, mas não é sobremesa.

O suco espremido na hora faz toda a diferença, dá um molho nota 10 (os processados amargam um pouco quando aquecidos).

Fiz um molho parecido pra acompanhar um peixe do cardápio do restaurante em que estagiei quando estudei em Paris, em casa evolui pra um molho mais cremoso pra massa e, como sentia necessidade de texturas, incluí sementes de papoula e cheguei a usar pinoli por um tempo.

Como hoje, no Brasil, nem sempre se acha semente de papoula e o preço dos pinoli é meio que insanidade, deixei os pinoli de lado e usei gergelim escuro no lugar da papoula. Quando quero ainda mais uma textura, junto 1/3 de xícara (chá) de sementes de abóbora torradas e salgadas, sempre lindas e deliciosas.

Ingredientes

  • 1 litro de suco natural de laranja (umas 12 unidades)
  • Raspas de 1 laranja
  • 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
  • ½ xícara (chá) de vinho branco (120 ml)
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (480 ml)
  • 1 cenoura média em tirinhas muito finas ou ralada (100 g)
  • 1 colher (sopa) de sementes de papoula ou de gergelim preto
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 500 g de farfalle ou outra massa curta
  • Sal e açúcar pra corrigir a acidez

Preparo

Aqueça o suco de laranja numa panela média e deixe ferver em fogo alto por uns 45min, até reduzir a 1/3 de xícara de um xarope grosso.

Numa panelinha, aqueça a manteiga, doure ligeiramente a cebola, junte o vinho e deixe reduzir a 1/4 do volume inicial.

Acrescente o creme de leite ao vinho e deixe ferver até reduzir pela metade, junte o xarope de laranja e a cenoura e ferva por mais 1min. Lembrando que o molho é adocicado, mas não é sobremesa, junte as raspas da laranja, o gergelim e o queijo, ajuste o sal e, se necessário, corrija a acidez com um pouco de açúcar, reserve (se quiser, guarde na geladeira por 24h).

Cozinhe a massa em água fervente salgada e abundante, escorra, coloque numa tigela, misture o molho.

Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *