Adicionar à minha lista

Escondidinho de batata e carne moída caseira

escondidinho de batata e carne moída caseira

Escondidinho, na verdade, é mais um método do que uma receita. A base do escondidinho pode ser preparada com purês de batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, batata-doce, abóbora e o recheio “escondido” também pode ser aquele que cada um quiser. Na França, por exemplo, fazem escondidinho de purê de batata com carne moída, como o que vai aqui, mas também há de cordeiro e de pato, na Inglaterra o de cordeiro é super clássico.

Se consigo me programar pra preparar a receita pra servir logo depois, faço tudo, levo pro forno e pra mesa, tudo em seguida. Quando é assim, pra fazer tudo de forma rápida, eu descasco e corto a batata em pedaços, coloco numa panela com água pra cozinhar. Enquanto a batata cozinha, e isso leva uns 35 minutos, eu preparo a carne, unto o refratário e já aqueço o forno. Então espremo a batata, misturo a manteiga, o leite e o ovo, espalho 2/3 desse purê que ainda quente no refratário, cubro com a carne, que também ainda estará quente, coloco queijo pra derreter por cima, cubro com o purê restante, polvilho com o queijo ralado e já levo ao forno. Fazendo assim, com tudo ainda de morno pra quente, o escondidinho precisa de uns 30 minutos pra assar e dourar. Quer dizer, com essa logística, em mais ou menos 1 hora e meia, no máximo em 2 horas, eu tenho a receita pronta e com um resultado delicioso, com um purê macio e um recheio saboroso.

Mas se o tempo é curto, ou se quero adiantar a vida, eu monto o escondidinho com até 12 horas de antecedência, deixo na geladeira, aqueço o forno e asso por uns 45 minutos, pois ele estará gelado e mesa pronta.

Claro que dá pra reaquecer sobras de escondidinho já assado e todo mundo faz isso (em casa também), mas o purê reaquecido perde um pouco da cremosidade e da leveza, é inevitável.

A base da receita de hoje é feita com batata cozida e espremida, manteiga, leite e ovo, mas o ovo apenas misturado, sem separar gema e clara e bater a clara em neve, tudo rápido. É diferente da receita de escondidinho de carne seca e mandioca (que também está no nosso canal do youtube), que leva clara em neve e fica mais leve, com jeito de soufflé. Gosto das duas.

Outra coisa: eu adoro purê de batata simples e faço muito, seguindo sempre o método passo a passo pra chegar ao purê dos sonhos, mas pra escondidinho básico tudo é mesmo “básico”, tanto pelo processo, como pelas quantidades do leite e da manteiga.

Pra rechear, nada como a receita de carne moída caseira que já está no site e faz parte da série “sobrevivendo na cozinha”. Ela é prática, versátil, rápida e deixa crianças e adultos felizes. Em casa, costumo preparo uns 800 g carne moída numa panela grande, uso uma parte no próprio dia e congelo a outra pra usar mais pra frente como recheio ou parte de um molho, e também vario as ervas, temperos e possíveis “acréscimos”, como azeitona e ovo cozido. Muitas vezes, de cara eu já separo uma parte da receita pra fazer um escondidinho, mas também acontece montar mini escondidinho (os escondidozinhos …) com sobras de carne moída de uma refeição.

Quanto ao queijo do recheio, o importante é escolher um que seja saboroso e que se espalhe e derreta bem, pode ser mussarela, minas meia cura, requeijão cremoso de bisnaga ou de copo, desde que seja consistente, ou qualquer outra que se tenha na geladeira. Já o queijo da finalização, que vai polvilhado por cima e no forno doura e gratina, formando casquinha, é sempre melhor usar um parmesão ralado, pode ser um básico, ou algum outro mais curado.

Em casa, todos gostam tanto de um escondidinho simples que a refeição fica só com ele e uma salada de folhas, mas ele vai muito bem com arroz branco de todo dia e feijão de todo dia.

O escondidinho pode ser montado num refratário grande, ou em 4 individuais, mas ele tem tudo a ver com prato único. A dica de polvilhar o refratário já untado com manteiga com farinha de rosca é valiosa pra quem gosta do purê formando casquinha (eu!!).

Ingredientes

Recheio

  • 1 cebola média em cubinhos (150 g)
  • 400 g de carne moída (patinho, ou coxão mole, ou acém)
  • 2 colheres (sopa) de polpa de tomate (40 g, ou 2 tomates em cubinhos)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
  • 150 g de requeijão cremoso (pode ser de bisnaga ou de copo, ou 150 g de mussarela em fatias ou ralada, ou o queijo que preferir)
  • Óleo vegetal
  • Sal

Base e finalização

  • 3 batatas médias descascadas e cortadas em cubos de uns 3 cm (500 g)
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/3 de xícara (chá) de leite (80 ml)
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado (25 g)
  • manteiga para untar
  • farinha de rosca pra polvilhar

Preparo

Com umas 2 horas de antecedência, coloque a batata numa panela média, cubra com água fria e aqueça. Abaixe o fogo quando ferver e cozinhe até amaciar, espetando com um garfo pra testar.

Enquanto a batata cozinha, prepare o recheio. aqueça um fio de óleo numa panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte a carne, sal e pimenta e mexa até soltar os grumos e a carne começar a dourar. É realmente importante esperar começar a dourar, pois a carne fica com gosto de cozida quando os outros ingredientes então na panela enquanto ela ainda está acinzentada. Acrescente a polpa de tomate, sal e mantenha no fogo médio por uns 10 minutos, até que a carne esteja macia e dourada. Junte a salsinha e a cebolinha e, se quiser, acrescente 1 colher (sopa) de azeitona em lascas. Retire do fogo e reserve. Se quiser, prepare na véspera e guarde na geladeira.

Quando a batata estiver macia, escorra e descarte a água. Esprema a batata ainda quente e deixando cair numa tigela média. Junte a manteiga, o leite, o ovo, metade do parmesão e ajuste o sal (o queijo é sempre um pouco salgado).
Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca um refratário médio (ou 4 individuais).

Pra montar, espalhe no refratário uma camada com metade do purê de batata. Por cima espalhe a carne moída, depois distribua colheradas de requeijão de um jeito uniforme, cubra com o restante do purê e polvilhe com o restante do parmesão.

Leve o escondidinho ao forno por uns 45 minutos, até firmar e dourar, formando uma casquinha em toda a superfície. Sirva bem quente com uma salada de folhas temperada com um dos molhos de salada e, se quiser, com arroz de todo dia e feijão de todo dia.

escondidinho-de-batata-com-carne-moida-caseira

6 Comentários

  1. 1
    • 2

      Amanda, bom dia!
      Que mensagem gostosa, alegra o dia aqui “Na cozinha da Helô”.
      A gente adora receitas que confortam.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Abenilda, boa tarde!
      Que gostoso saber que você se interessou pela receita e pretende fazer.
      Obrigada pelo carinho e conte depois como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Thais, boa tarde!
      Obrigada pelo carinho! O ovo vai com o leite, a gente acabou de atualizar no preparo da receita, que tinha mesmo escapado … (obrigada também por essa ajuda, pois só assim o Na Cozinha da Helô fica mais certinho e gostoso).
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *