Adicionar à minha lista

Ensopado de lentilha com cenoura e especiarias

Ana Bacellar Ensopado de lentilha com cenoura e especiarias

Esse ensopado de lentilha com cenoura e especiarias aconteceu num dia chuvoso, daqueles em que que a gente precisa de um prato cheio de carinho. A Ana falou de lentilha e, como eu sempre tenho algumas porções de feijões variados, de grão-de-bico e de lentilha já cozidos no freezer, foi só pegar um pote com lentilha e levar ao micro-ondas por uns minutos pra descongelar.

Enquanto isso, eu abri uma lata de tomates pelati (dei umas pressionadas com uma colher só pra conseguir pedaços menores), piquei cebola, alho, cenoura e coentro, ralei gengibre, separei especiarias, açúcar mascavo, leite de coco e fui pro fogão.

ensopado de lentilha com cenoura e especiarias

Pra começar, aqueci um fio de azeite de oliva, dourei de leve a cebola, misturei o alho e o gengibre e esperei perfumar, acrescentei as especiarias, deixei o aroma maravilhoso subir, misturei o açúcar mascavo até dar uma leve caramelizada, adicionei a cenoura, o tomate, o louro e a água, tampei e deixe em fogo baixo até a cenoura ficar cozida, mas ainda firme. Em seguida, juntei o leite de coco e a lentilha já cozida com um pouquinho do caldo do cozimento, deixei encorpar por uns 5min, acertei os temperos, misturei o coentro prato pronto pra servir.

Naquele dia, o ensopado foi à mesa com um tanto de arroz branco de todo dia e uma tigela com salada verde temperada com um dos nossos molhos para salada. Num outro dia, retestando a receita, servi com o melhor acompanhamento do mundo: uma tigela com arroz basmati, aquele arroz indiano saborosíssimo e ultra perfumado que deixa qualquer refeição com cara de festa. Se quiser aprender a cozinhar arroz basmati com perfeição, só entrar na receita como fazer arroz basmati.

Quando quero cozinhar lentilhas, eu lavo e escorro bem, depois coloco numa panela espaçosa, cubro com uns 5 cm de água e aqueço. Diminuo o fogo quando a água ferve e mantenho no fogo por 20 a 30min, até que elas estejam cozidas, mas ainda firmes e inteiras. É preciso ter atenção, pois num piscar de olhos elas se transformam num purê. Se isso acontecer, nada de grave, dá pra preparar a mesma receita, só que será uma sopa de lentilhas.

Como elas cozinham mesmo muito rápido, nem costumo usar panela de pressão, mas nada impede que se cozinhe dessa forma. Em casa, costumo cozinhar 1 pacote de 500 g de lentilhas de uma vez, uso metade pra uma receita, como a de hoje, e congelo a outra metade pra um outro dia. A quantidade de lentilha da receita pode até parecer grande, mas como prato principal não dá pra ser menor.

Se a pressa for grande, há duas soluções que funcionam perfeitamente bem: comprar 2 pacotes de lentilhas já cozidas no vapor (cada caixa costuma ter 250 g, ou seja, 500 g no total) ou usar 1 e ½ lata de lentilhas em conserva (a lata vem com 400 g). Só abrir os pacotes ou as latas e usar.
Não veganos podem refogar a cebola com o alho e gengibre com um pouco de manteiga além do azeite, uns 15 g bastam pra dar um sabor ainda mais delicioso ao prato.

As especiarias ficaram por conta de cominho, canela e cúrcuma, mas use páprica doce ou páprica picante, noz-moscada, ou um curry saboroso e perfumado.

O leite de coco deixa o ensopado delicioso e encorpado e o coentro dá aquele frescor irresistível, mas use salsinha e cebolinha se preferir. E, se gostar, acrescente uma pimenta vermelha picadinha.
O fato é que esse ensopado de lentilha com cenoura e especiarias ficou tão gostoso que logo passou a fazer parte do cardápio daqui de casa. Com certeza, quem gosta de lentilhas, de cenoura e de especiarias vai gostar. E os vegetarianos e veganos vão amar.

Ingredientes

  • 1 e 1/3 de xícara de lentilha crua (240 g) OU 500 g de lentilha pronta já cozida no vapor (só retirar da embalagem e usar) ou 1 e ½ lata de lentilha em conserva (normalmente a lata tem 400 g)
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola grande em cubinhos miúdos (180 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 cenouras médias em cubinhos (300 g)
  • 1 lata de tomates pelati grosseiramente picados e com o líquido (400 g)
  • ½ xícara de água, aproximadamente (120 ml)
  • ¾ de xícara de leite de coco (normalmente 1 vidro)
  • 4 colheres (sopa) de coentro (uns 10 ramos)
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Se for usar lentilha crua, lave e escorra, depois coloque numa panela média água ultrapassando nuns 5 cm de água e aqueça.

Diminua o fogo quando ferver e cozinhe por 20 a 30min, até que elas estejam cozidas, mas inteiras. Separa as lentilhas e ½ xícara do caldo do cozimento (o restante do caldo poderá entrar numa sopa) e reserve. Se for utilizar lentilha pronta, basta abrir as embalagens.

Aqueça um fio de azeite numa panela média (se quiser, acrescente uns 15 g de manteiga). Doure levemente a cebola, o alho e o gengibre, uma pitada de sal e espere perfumar.

Misture as especiarias e, assim que soltarem aquele aroma delicioso, acrescente o açúcar mascavo. Deixe caramelizar por uns 15s, misture a cenoura e o tomate, sal, o louro e a água, tampe a panela e mantenha em fogo baixo por uns 10min, ou até a cenoura ficar cozida, mas ainda resistente à mordida (se o líquido estiver secando e a cenoura ainda precisar de mais uns minutos, junte mais um pouco de água).

Acrescente a lentilha, o leite de coco, mais um pouquinho de sal e deixe ferver sem tampar a panela por uns 5min, até reduzir e chegar a um molho bem encorpado e saboroso.

Ajuste o sal e a pimenta, misture o coentro e sirva com arroz branco de todo dia ou com arroz basmati.

Pra completar a refeição, basta uma salada verde com um dos nossos molhos para salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *