Eu adoro essa receita de doce cremoso de castanha portuguesa. É um delicioso, daqueles que acabam sendo sonho de muita gente. Uma tia do meu pai, tia Teresa, que mal esquentava o leite do café da manhã, ia pra cozinha uma única vez por ano e era pra preparar o doce de castanha portuguesa. Não havia mesa de Natal sem o doce como sobremesa. Eu, mesmo ainda bem pequena, adorava o doce, que na casa da Tia Inah era servido numa prato de cerâmica verde, em formato de árvore de Natal.
Acho que aprendi a fazer o doce cremoso de castanha portuguesa quando tinha uns 14 ou 15 anos e assumi a tradição. Todo ano compro uns 4 kg de castanha, descasco com a Elita, que sempre me ajuda, e termino com uns 2 kg de castanha limpa. Hoje eu pego as castanhas e bato no processador até conseguir uma massa quase lisa, pois gosto de deixar uns pedacinhos pelo meio, mas por anos a fio eu fiz o que a tia Teresa fazia, que era passar pelo espremedor de batata.
Na verdade, nada é difícil, mas sim bem trabalhoso. Descascar… Descascar as castanhas é tarefa bem chatinha e demorada (descascar uma meia dúzia ainda quentinha pra comer na hora é tranquilo, mas um monte não é divertido mesmo) e tem que ser meio que direto, tirar da água quente e descascar, pois endurece e não solta a pele quando esfria, e a mão também fica amarronzada.
Só que é tão bom que vale todo e qualquer esforço. Faço todo ano!
Ingredientes
- 1 kg de castanha portuguesa já sem casca (mais ou menos 2 kg com casca)
- 1 xícara de água para a calda
- 4 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar
- 1 fava de baunilha ou 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha
- 1/3 de xícara (chá) de chocolate em pó (40 g)
Preparo
Coloque as castanhas num caldeirão, cubra com água fria e cozinhe por mais ou menos meia hora, até que estejam bem macias.
Aos poucos, pois as castanhas endurecem quando esfriam, retire uma porção de castanhas da água, bata no processador até conseguir um purê liso (se quiser, guarde umas 3 ou 4 castanhas inteiras pra simplesmente mergulhar na calda pra que fiquem brilhantes e use pra decorar).
Coloque a água da calda, o açúcar e a fava de baunilha aberta ao meio e raspada numa panela média, mexa só até dissolver e deixe ferver por 10min.
Junte o purê de castanhas e o chocolate à calda e, sempre mexendo, mantenha no fogo por uns 15min, até que o doce esteja cremoso e brilhante.
Deixe esfriar e guarde na geladeira por até 1 semana.
Esse doce também era feito casa no final do ano. Nossa deu água na boca. Vou tentar fazer. Na minha casa era servido com uma colher de chantilly.
Oi, Silvia! Depois me conta como ficou hein! Beijos
Eu não descasco a castanha. Corto no meio depois de cozida, e aperto ou retiro com uma colher de chá. Rapidinho você tem 1 kg de polpa limpinha!
Será q fazer brigadeiro branco com as castanhas dá certo?
Oi, Bia! A receita do doce de castanha portuguesa tem consistência muito diferente da do brigadeiro. Usando chocolate branco, que ainda é de barra e tem textura totalmente diferente do chocolate em pó, tudo fica mais diferente ainda. Com castanhas portuguesas e chocolate branco seria um novo teste e bem incerto. Se for um brigadeiro comum de leite condensado e com chocolate branco no final e castanhas de caju ou pará picadas a receita será outra, precisaríamos testar, mas daria certo com certeza. Espero ter ajudado! bjs
A quem está se perguntando, encontrei castanhas a um preço super em conta no Mercado Livre.
Oi, Lucia! Obrigada pela indicação! bjs
adorei a receita. farei com as castanhas que tenho aqui. a quantidade de açucar está correta? parece muito grande para 1kg de castanhas.
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!
Evelyn, bom dia!
Bom saber que você está aproveitando nossas histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu adoro castanha portuguesa, e estou começando a fazer da sua maneira, mas tem certeza que é td isso de açúcar??? 4xic pra 1litro ?