Adicionar à minha lista

Doce cremoso de castanha portuguesa

Ana Bacellar

Pense num doce bom, delicioso mesmo, daqueles que acabam sendo sonho de muita gente. Uma tia do meu pai, tia Teresa, que mal esquentava o leite do café da manhã, ia pra cozinha uma única vez por ano e era pra preparar o doce de castanha portuguesa. Não havia mesa de Natal sem o doce como sobremesa. Eu, mesmo ainda bem pequena, adorava o doce, que na casa da Tia Inah era servido numa prato de cerâmica verde, em formato de árvore de Natal.

Acho que aprendi a fazer o doce quando tinha uns 14 ou 15 anos e assumi a tradição. Todo ano compro uns 4 kg de castanha, descasco com a Elita, que sempre me ajuda, e termino com uns 2 kg de castanha limpa. Hoje eu pego as castanhas e bato no processador até conseguir uma massa quase lisa, pois gosto de deixar uns pedacinhos pelo meio, mas por anos a fio eu fiz o que a tia Teresa fazia, que era passar pelo espremedor de batata.

Na verdade, nada é difícil, mas sim bem trabalhoso. Descascar… Descascar as castanhas é tarefa bem chatinha e demorada (descascar uma meia dúzia ainda quentinha pra comer na hora é tranquilo, mas um monte não é divertido mesmo) e tem que ser meio que direto, tirar da água quente e descascar, pois endurece e não solta a pele quando esfria, e a mão também fica amarronzada. Só que é tão bom que vale todo e qualquer esforço. Faço todo ano!

Ingredientes

  • 1 kg de castanha portuguesa já sem casca (mais ou menos 2 kg com casca)
  • 1 xícara de água para a calda
  • 4 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha
  • 1/3 de xícara (chá) de chocolate em pó (40 g)

Preparo

Coloque as castanhas num caldeirão, cubra com água fria e cozinhe por mais ou menos meia hora, até que estejam bem macias.

Aos poucos, pois as castanhas endurecem quando esfriam, retire uma porção de castanhas da água, bata no processador até conseguir um purê liso (se quiser, guarde umas 3 ou 4 castanhas inteiras pra simplesmente mergulhar na calda pra que fiquem brilhantes e use pra decorar).

Coloque a água da calda, o açúcar e a fava de baunilha aberta ao meio e raspada numa panela média, mexa só até dissolver e deixe ferver por 10min.

Junte o purê de castanhas e o chocolate à calda e, sempre mexendo, mantenha no fogo por uns 15min, até que o doce esteja cremoso e brilhante.

Deixe esfriar e guarde na geladeira por até 1 semana.

3 Comentários

  1. 1
  2. 3

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *