Adicionar à minha lista

Deliciosa calda de frutas vermelhas

Ana Bacellar Deliciosa calda de frutas vermelhas

Antes de tudo, sabe aquela deliciosa calda de frutas vermelhas que é linda? que acompanha doces, bolos e sorvetes e sempre encanta? Pois é, além de tudo isso, ela é fácil e rápida demais de fazer.

Na verdade, a receita é tão simples de preparar e fica pronta em tão pouco tempo. Como mágica, transforma a fatia de um bolo básico, como o bolo de nada, ou a bola de sorvete comum em super sobremesas. Se uma bola de sorvete comum já fica gostosa com a calda, imagine só ser for do sorvete de baunilha de verdade, é de arrasar.

O fato é que, com ela, dá pra fazer bonito quando se convida alguém pra comer alguma coisa no total improviso e, também, dar aquele ar chiquezinho à sobremesa do dia a dia.

A calda também pode ser usada no lugar da goiabada do cheesecake levíssimo de goiabada.

Quanto às frutas, use aquelas que tiver em casa ou aquelas que estiverem com melhores preços, tanto frescas, como congeladas. Como não é difícil encontrar morangos frescos e, pra calda, não é preciso “investir” nos mais maravilhosos do mundo, costumo escolher morangos frescos com boa aparência e pronto. Uso os congelados apenas nas emergências.

Já com as framboesas, as amoras e os mirtilos tudo é bem diferente. Os frescos custam muito caro e os congelados, que têm preços bem acessíveis, dão conta do recado. Aliás, vale a dica: quando encontrar tanto pacotes de uma só delas, como mix, com preços bons, vale comprar um ou dois de deixar no freezer pra usar quando quiser.

Por fim, o toque de limão deixa a calda mais instigante e o açúcar faz o contra ponto entre as frutas, que têm diferentes graus de doçura e de acidez.

Aliás, falei em uma deliciosa calda de frutas vermelhas pensando no mix clássico “morango, framboesa, amora e mirtilo”, mas nada impede que se faça a receita com apenas uma delas ou com duas ou três ou que se acrescente um pouco de cerejas congeladas (vale deixar as frescas pros momentos mais especiais).

Ingredientes

  • 2 e ½ xícaras (chá) de frutas vermelhas como morango, framboesa, amora e mirtilo (frescas ou congeladas, mistura delas ou apenas um ou alguns tipos)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar, ou a gosto (50 g)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão ou a gosto (aproximadamente ½ limão)

Preparo

Aqueça as frutas e o açúcar numa panelinha e mexa até dissolver.

Quando ferver, junte o suco de limão e retire do fogo.

Espere esfriar e guarde na geladeira por uns 3 dias (se quiser, aqueça na hora de servir).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *