Adicionar à minha lista

Creme gelado de maracujá

Muito fácil, muito simples e muito bom, assim é o creme gelado de maracujá. Por aí, a receita brasileiríssima costuma aparecer como mousse, mas considerando que nem claras em neve ela tem, acho mais apropriado chamar de creme gelado.

Com polpa de maracujá fresco, uns 2 ou 3 grandes costumam dar a quantidade pedida pela receita, o doce fica mais gostoso, sem falar que as sementes da finalização dão um charmezinho. Mas, na falta da fruta fresca, que é fácil de achar, mas às vezes não se tem em casa ou dá preguiça de sair pra comprar, é só abrir uma garrafa de suco concentrado daquelas que a gente sempre tem na despensa e usar. Se for usar esse suco concentrado, use ¾ de xícara (chá) do concentrado e ½ xícara (chá) de água, pois ele é bem mais forte.

O fato é que maracujá é o máximo, uma fruta tropical que explode em sabor, aroma e mesmo em textura, pois as sementinhas dão leve crocante a muitas receitas.

O creme gelado de maracujá mal leva 5 minutos pra preparar e, com umas 2h de geladeira, está pronto pra servir. Ele continua perfeito na geladeira por até 3 dias. Fica lindo tanto numa tigela grande, como em potinhos individuais.

Num final de ano à beira-mar, é só multiplicar a receitas pra servir o número de convidados que você tiver, colocar em copinhos, que podem ser até descartáveis e servir.

Ingredientes

  • 1 e ¼ de xícara (chá) de polpa de maracujá
  • ¼ de xícara (chá) de água
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite condensado
  • 1 e ½ xícara (chá) de creme de leite condensado

Preparo

Reserve uma colher (sopa) da polpa de maracujá pra decorar.

Bata o restante com a água no liquidificador por uns segundos, só pra soltar as sementes.

Passe por uma peneira deixando cair numa tigela média.

Misture o leite condensado e o creme de leite até obter uma mistura homogênea.

Passe pra a tigela de servir e leve à geladeira por pelo menos 2h pra firmar (continua perfeito por 3 dias na geladeira).

Decore com a polpa com as sementes e sirva gelado.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *