Adicionar à minha lista

Creme de leite batido em chantilly

Ana Bacellar creme de leite batido em chantilly

Receita boba? Nem tanto. Por incrível que pareça, muita gente adora, não sabe como preparar e acaba comprando aqueles tubos de chantilly pronto com spray que têm gosto de pura gordura hidrogenada, um horror.

Na verdade, é mais um método e não uma receita certinha.

O PASSO A PASSO

O primeiro passo é comprar uma garrafa com 500ml de creme de leite fresco, que sempre aparece nos balcões refrigerados dos supermercados, pois com creme de leite em lata ou em caixinha a receita não funciona.

O segundo passo pra receita dar certo e conseguir um chantilly de melhor consistência e correr menos riscos de terminar com um tanto de manteiga, é bater o creme muito gelado (eu também costumo gelar a tigela e os batedores da batedeira).

O terceiro passo, é saber o momento de parar de bater, pois antes de chegar ao ponto de chantilly ele fica molengo e não se sustenta, e quando passa do ponto o creme vira manteiga: no ponto certo, o chantilly fica aerado, mas com firmeza e sem qualquer aspecto granulado (granular é sinal de manteiga a caminho).

Como o objetivo é incorporar bastante ar ao creme, a batedeira quebra um bom galho, mas dá tranquilamente pra bater com um batedor de arame.

Pra aproveitar melhor a textura aerada do chantilly, nada como bater e servir, mas se precisar preparar antes, bata com até 1h de antecedência, deixe na geladeira e, na hora de servir, bata vigorosamente com o batedor de arame pra recuperar a estrutura e firmar.

Quando quero chantilly pra acompanhar um doce ou pra colocar uma colherada no café, sempre acrescento ½ xícara de chá de açúcar ao creme quando começo a bater e, às vezes, ainda junto umas gotinhas de baunilha.

Gosto de adoçar no início pra dissolver totalmente o açúcar e não ter grãozinhos no meio do creme. Costumo usar açúcar branco comum, mas nada impede que se use açúcar de confeiteiro. É o tipo de receita com mil e uma utilidades.

Ingredientes

  • 500 ml de creme de leite fresco muito gelado
  • ½ xícara (chá) de açúcar comum (75 g)

Preparo

Com no máximo 1h de antecedência, coloque o creme de leite na tigela da batedeira (se possível, também gelada).

Bata com a batedeira o creme de leite com o açúcar até encorpar e formar picos firmes e pare imediatamente de bater para não virar manteiga.

Veja outras receitas de doces clicando aqui.

6 Comentários

  1. 1

    Gostaria de saber pra fazer um bolo que pede o recheio de chantilly com doce de leite de comprando aquelas caixinhas próprias de chantilly que é só pra bater q vira o chantilly se dá certo.

  2. 3
  3. 5
  4. 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *