Adicionar à minha lista

Crackers amanteigados com flor de sal

Ana Bacellar crackers amanteigados com flor de sal

Os crackers amanteigados com flor de sal são deliciosos e viciantes e vão bem a qualquer hora. No café da manhã ou num lanche dá pra comer os crackes como são, ou com manteiga ou até geleia (adoro com geleia de jabuticaba). Como aperitivo eles vão bem com as mais variadas pastas, como ricota fresca cremosa, paté de fígado de galinha bem cremoso, pasta de cebola de antigamente, pasta de tomate da Maria, manteigas salgadas variadas, chutney de tomate e tâmara, chutney de tamarindo e uva passa, chutney de jaca, queijos cremosos e muito mais.

A massa não leva sal, pois a salpicada de flor de sal é o suficiente pra deixar os crackers deliciosos. A pincelada de azeite é importante tanto pra grudar a flor de sal nos biscoitos, como pra conseguir que os crackers fiquem mais dourados. Não deixe de furar os crackers ainda crus com um garfo, pois, além do charme, são importantes pra deixar o vapor subir e, assim, os biscoitos não estufam.

Rendimento varia um pouco, dependendo do tamanho do cortador. Usando tanto um cortador retangular de uns 4×2,5cm, como um redondo ou um quadrado de uns 3,5 cm, eu fiquei com uns 45 biscoitos. Mas como o rendimento também depende da espessura da massa, a quantidade é sempre aproximada.

O tempo de forno também varia um pouco, depende dos fornos, que são sempre diferentes, da espessura dos biscoitos e do material da assadeira.

Para quem estiver com dúvida: os crackers amanteigados com flor de sal não são iguais ao cracker delicioso com flor de sal. A receita que apresento aqui vai manteiga, então dá uma massa diferente.

crackers amanteigados com flor de sal 2

Ingredientes

  • 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo, aproximadamente (210 g)
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1/3 de xícara de água bem gelada, aproximadamente (80 ml)
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • Azeite de oliva pra untar e pincelar
  • Flor de sal pra salpicar (mais ou menos 2 colheres de chá)

Preparo

Unte com azeite de oliva 1 assadeira grande, ou 2 médias e reserve.

Coloque a farinha e o fermento numa tigela média e misture.

Junte a manteiga e esfarele com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa.

Aos poucos, junte a água e trabalhe até conseguir uma massa muito macia e que descole das mãos (junte mais um pouquinho de água, no máximo 2 colheres de sopa, se a massa ainda estiver esfarelenta). Se quiser, bata a massa na batedeira usando a pá/raquete.

Sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa formando um retângulo de uns 30×40 cm, com a espessura de casca de banana. Corte a massa com um cortador (retangular de uns 4×2,5 cm ou quadrado ou redondo de uns 3.5 cm) e transfira pra assadeira. Não é preciso deixar mais de 0,5 cm de espaço entre os biscoitos, pois eles não crescem muito.

Junte as rebarbas da massa, abra de novo e corte até acabar.

Pincele os biscoitos com azeite, salpique com flor de sal e, em seguida, perfure cada um deles com um garfo nuns 3 pontos. Os furinhos facilitam a saída do vapor e, assim, evitam que os biscoitos estufem.

Leve a assadeira ao freezer por 10min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).

Leve a assadeira com os biscoitos bem gelados e asse os crackers por 15 a 20min, até que estejam bem dourados e crocantes.

Retire do forno, solte os biscoitos da assadeira, deixe esfriar e guarde num pote fechado por até uma semana.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *