Adicionar à minha lista

Cracker delicioso com flor de sal

Ana Bacellar

Quase todo mundo tem em casa um pouco de bolacha salgada e crocante pra comer com manteiga, requeijão, um queijo gostoso, um patê saboroso e até mesmo com uma geleia ou chutney.

Eu adoro e acho que, hoje em dia, não há nada industrializado que valha a pena, tudo é muito sem graça, sem gosto, só gordura hidrogenada.

A receita que escolhi é uma versão caseira e muito saborosa das bolachas crocantes que os ingleses tanto amam, com aqueles cristaizinhos de sal que deixam qualquer coisa ainda melhor.

Elas são deliciosas, não são complicadas ou difíceis de preparar. Ter um pote cheio desses crackers na cozinha é sempre útil, tanto pra comer no café da manhã ou num lanche, quanto pra petiscar a qualquer hora e servir como aperitivo.

Pra variar, acrescente à massa raspas de 1 limão ou ½ xícara de queijo parmesão ralado.

Se achar complicado abrir e cortar os crackers sobre uma superfície lisa e transferir tudo pra assadeira, a saída é abrir a massa diretamente sobre a assadeira e forno.

Ingredientes

  • 1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo (210 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • 50 g de manteiga gelada em cubinhos
  • ½ xícara de creme de leite espesso (em lata ou em caixinha) (120 g)
  • Flor de sal pra salpicar

Preparo

Forre 2 assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone (ou unte com manteiga).

Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento, depois junte a manteiga e trabalhe com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa. Acrescente o creme de leite, misture até obter uma massa macia e que descole das mãos (se quiser, junte as raspas de limão ou o queijo).

Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 15min.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar bem fininha, como uma casca de banana. Com uma faca afiada, divida em 30 quadrados de uns 3 cm, passe pras assadeiras, perfure cada quadrado em dois ou três lugares com um garfo e leve à geladeira por uns 10min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).

Salpique ligeiramente com o sal grosso ou a flor de sal e asse por uns 15min, até que os crackers estejam dourados e crocantes.

Deixe esfriar sobre uma grelha e guarde num pote bem fechado por até 3 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *