É delicioso morder uma boa coxinha de frango ultra crocante por fora, de massa gostosa e na espessura certa, nem grossa e nem fina demais, de recheio farto e saboroso. O que não dá pra aceitar é coxinha de massa pesada e sem gosto, recheio seco e bobo, engordurada e murcha.
Em casa, todos adoram e, de vez em quando, preparo uma receita, faço uma salada e a refeição está pronta.
Peito ou sobrecoxa é uma escolha que cabe a cada um, quem gosta de carne branca usa o peito e aqueles que preferem pedaços mais suculentos ficam com a sobrecoxa (eu uso sobrecoxa).
O importante é cozinhar os pedaços escolhidos em água com legumes aromatizantes pra conseguir um recheio delicioso e um caldo perfumado e saboroso, que será a base da massa. Com um caldo desses, não há motivo pra adicionar cubinhos industrializados, como muita gente faz.
Quando o frango está macio, eu transfiro os pedaços pra uma tigela, espero amornar e desfio a carne deixando de lado as peles, os ossos e as cartilagens. Depois refogo a carne com cebola, alho, tomate e um pouquinho de pimentão ou de pimenta fresca (que pode ser biquinho, pra dar sabor e aroma sem arder) e junto as ervas no final. O importante é deixar o recheio bem seco, pois qualquer umidade é suficiente pra fazer a coxinha estourar durante a fritura.
A massa fica pronta em minutos, basta ferver 1 e ½ xícara (chá) do caldo coado do cozimento do frango com leite, manteiga e sal, juntar a farinha de trigo e mexer até conseguir uma massa lisa e que se solte da panela como uma bola. Quando a massa esfria, é só dividir em pedaços iguais, moldar uma bola, depois abrir com os dedos formando um copinho, preencher com o recheio, fechar e dar o formato clássico de coxinha. Além do frango, dá pra juntar mais ou menos ½ colher (chá) de catupiry por coxinha e, assim, terminar com coxinhas de frango com catupiry.
Pra conseguir uma casquinha fina e bem crocante, eu empano apenas passando as coxinhas pelas claras e depois pela farinha de rosca (sei que bastante gente prefere passar pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, mas acho que a casquinha fica grossa e pesada).
Quanto à farinha de rosca: quanto mais caseira e grossinha, mais crocante a casca (com Panko, a farinha de pão japonesa, a casquinha fica deliciosa). Depois disso, é só fritar. Se quiser, prepare as coxinhas na véspera, deixe na geladeira e frite na hora de servir. Há quem frite com antecedência e aqueça no forno na hora de servir, mas eu não gosto, acho que o resultado deixa muito a desejar.
Ingredientes
Recheio
- 3 sobrecoxas ou 1 peito de frango grande ou uns 2 pequenos (500 g aproximadamente)
- 1 folha de louro
- 1 litro de água
- 1 cenoura pequena em cubinhos (120 g)
- 2 cebolas médias em cubinhos (300 g)
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
- 25 g de manteiga
- 1 dente de alho picadinho
- 1 tomate bem vermelho, sem sementes, em cubinhos
- ¼ de pimentão vermelho, sem sementes e sem filamentos, em cubinhos
- 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadinhas (3 ramos no total)
- 1/3 xícara (chá) de requeijão Catupiry (75 g, aproximadamente)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Massa e finalização
- 1 e ½ xícara (chá) do caldo do cozimento do frango (360 ml)
- ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
- 50 g de manteiga gelada em cubinhos
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca (150 g)
- 3 claras
- 900 ml de óleo vegetal pra fritar
Preparo
Recheio – Cozinhe o frango, com sal, o louro, a água, a cenoura, 1 cebola e a pimenta em grão por uns 40min, até que a carne esteja bem macia.
Passe o caldo pela peneira, reserve 1 e ½ xícara pra massa e ⅓ de xícara pro recheio (use o restante em outra receita). Quando o frango amornar, descarte a pele, os ossos e as cartilagens e desfie a carne.
Numa panela, aqueça a manteiga com um fio de azeite e doure a outra cebola. Junte o alho, o tomate e o pimentão, espere murchar e então adicione o frango e o ⅓ de xícara de caldo.
Deixe o caldo quase secar. Nessa hora, junte as ervas e, se quiser, pimentas picadas.
Acerte o sal e deixe esfriar.
Massa – aqueça o caldo reservado, o leite, a manteiga e o sal. Quando ferver, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até formar uma bola que se solte da panela. Deixe esfriar.
Divida a massa em 18 partes. Molde uma bola com cada uma, aperte no centro com o polegar pra fazer uma cavidade e trabalhe pra afinar bem as paredes.
Coloque uma colher de sopa de recheio na cavidade e feche pressionando as bordas e dando o formato de coxinha de frango, semelhante a um figo.
Coloque a farinha de rosca num prato fundo e a clara em outro. Passe cada coxinha pela farinha, depois pela clara e de novo pela farinha.
Pouco antes de servir, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite as coxinhas até que estejam douradas e crocantes.
Escorra sobre papel absorvente e sirva.
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂
E o catupiry?
Oi, Maura! Como eu digo no texto introdutório, caso queira adicionar o catupiry coloque 1/2 colher (chá). Bj
Tem como adicionar batata na massa?
Juliana, boa noite!
Existem várias receitas de massa pra coxinha com batata ou com mandioca, mas são diferentes da receita de hoje, as proporções e preparo são outros.
A gente vai colocar essas possibilidades na lista de testes e, assim que der, faz um post.
Siga por aqui pra não perder nada.
Abraços, Ana e Helô
Amo essa receita, faço há alguns anos,desde que comprei seu livro Brasil a mesa( livro que é de fato uma delícia de ler e fazer as receitas).Fica extremamente crocante por fora e macia por dentro.
Amanda, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que a receita das coxinhas já faz parte da sua cozinha desde o livro Brasil à Mesa. A gente também adora e vira e mexe faz aqui em casa.
Continue com aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô