Adicionar à minha lista

Couve-flor com azeite e farofinha crocante

Ana Bacellar

Linda de morrer, com uma textura deliciosa, saborosa, perfeita pras refeições caseiras e de todo dia e das especiais. Também é bem versátil, vai bem e sei lá quantas mil receitas, várias delas ainda super práticas, daquelas que a gente adianta com antecedência e só finaliza na hora de servir.

Como, em casa, todos adoram couve-flor, vivo de olho quando vou ao sacolão perto de casa e, sempre que vejo aquelas bem claras e perfeitas, compro umas duas e já fico pensando nas receitas que vou preparar com elas (eu me recuso a comprar quando elas estão feias, com aquele tom já bem amarelado e envelhecido e cheias de manchas escuras, assim como quando o preço está bem alto e elas estão muito pequenas, ainda mais quando vendidas por unidade).

Pra variar, num dia faço a couve-flor inteira, num outro divido em floretes grandes, num outro separe em mini floretes pra usar num risoto ou com algum grão ou couscous marroquino, ou numa salada, e sempre que compro uma couve-flor maior, com caule e talos maiores, separo esses talos e alguns floretes, cozinho ou asso, depois processo e uso como base de uma sopa ou purê.

A receita de hoje é muito fácil de fazer, tem aquela rusticidade que eu tanto gosto, tem uma lista de ingredientes pequena, e que ainda são básicos, daqueles que a gente sempre tem em casa. O pão, por exemplo, é aquele que a gente tem por perto, pois pode ser mais novo ou dormido, dos mais cascudos aos bem macios. Usei azeite na receita, tanto porque gosto demais de azeite, como porque eu queria preparar algo que não levasse leite e manteiga e, assim, agradasse veganos e intolerantes à lactose e, exatamente por isso, deixei o queijo parmesão como opcional.

Além de tudo isso, dependendo do que se escolhe pra compor a refeição, a receita funciona como entrada (combina com uma salada e também fica graciosa em potinhos individuais), prato principal ou acompanhamento.

Ingredientes

  • 1 couve-flor grande separada em floretes
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 2 xícaras (chá) de miolo de pão italiano, baguette ou pão francês esmigalhado, ou umas 6 fatias de pão de fôrma esfarelado
  • 8 colheres (sopa) de uma mistura de salsinha e cebolinha
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Opcional

  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

Preparo

Aqueça uma panela grande com água, espere ferver, junte 1 colher (sopa) de sal, a couve-flor e deixe no fogo por uns 10min, até que os talos mais grossos estejam cozidos, mas ainda firmes. Se preferir, cozinhe a couve-flor no vapor ou no micro-ondas.

Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC (alto) e unte com azeite 1 refratário médio que possa ir à mesa.

Escorra bem, transfira os floretes pro refratário, experimente um pedacinho pra verificar o sal (polvilhe mais um pouco se for preciso), regue com azeite o bastante pra envolver tudo, espalhe pra conseguir uma camada uniforme e reserve.

Numa tigela média, misture o alho, o pão, sal e pimenta, as ervas e, se quiser, o queijo.

Regue a mistura com um fio de azeite e mexa até obter uma farofa úmida e soltinha, sem pressionar para não virar uma pasta (acrescente mais azeite se ficar muito seca).

Espalhe a farofa sobre a couve flor e leve ao forno por uns 30min, até formar uma crosta dourada.

Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *