Adicionar à minha lista

Couscous marroquino com pistache, cenouras e cebola caramelizada

Ana Bacellar

Quando penso numa receita pra agradar vegetarianos, veganos e quem, como eu, adora cereais e legumes e muitas vezes nem se importa se a refeição também tem carnes vermelhas, brancas ou peixes, costumo pensar num couscous marroquino como base e aí invento o restante.

Sou fã de couscous marroquino, adoro a textura e o sabor, as suas mil possibilidades de combinações, o fato de ir bem frio e quente, de servir como entrada, acompanhamento ou prato principal, e, como não poderia deixar de ser, de ser ultra prático e ficar pronto num piscar de olhos. Além disso tudo, o couscous ainda pode ser preparado com antecedência e ficar na geladeira por algum tempo, tanto pra ser servido frio, como aquecido.

Na receita que vai aqui, hidratei o couscous com caldo de legumes pra conseguir um resultado mais saboroso, mas nada impede que seja usada apenas água. E a quantidade de líquido pra hidratar o couscous é mesmo pequena, praticamente 1 e ¼ de xícara (chá) de líquido, no caso o caldo de legumes por xícara (chá) de couscous, quer dizer, para 2 e ½ xícaras (chá) de caldo para 2 xícaras (chá) de couscous.

Como o couscous hidrata em, no máximo, 15min, decidi começar a receita pelas cebolinhas tipo pérola, aquelas bem miúdas e alongadas, pois é preciso descartar as cascas antes de cozinhar.

Pra descascar as cebolinhas, a melhor solução é ferver um tanto de água, mergulhar as cebolinhas com casca e tudo nessa água, contar uns 2 minutos, escorrer a água quente, mergulhar as cebolinhas em água fria e, em seguida, esfregar e pressionar as cebolinhas para que as cascas se soltem das polpas. Pode parecer complicado, mas não é.

Na hora de cozinhar, usei o mesmo método de glacear legumes pras cebolinhas e pras cenouras. Cozinhei separadamente só porque os tempos de cozimento são um pouco diferentes, mas fiz exatamente a mesma coisa: cenouras ou cebolinhas na frigideira, um pouco de azeite (se quiser a receita vegana, mas pode ser um pouco de manteiga, uns 15 g), um pouquinho de açúcar e um pouquinho de sal, água até cobrir e fogo, deixando cozinhar devagar até o líquido evaporar totalmente e a caramelização acontecer.

Um pouco de coentro (que combina bem com as cenouras) e pistaches torrados e salgados deixam a receita mais apetitosa.

Ingredientes

Cebolinha

  • 280 g de cebola-pérola bem miúda (cerca de 36 unidades, normalmente 1 saquinho)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
  • 1 e ½ colher (chá) de açúcar

Cenoura

  • 2 cenouras grandes descascadas e em rodelas de 1 cm (300 g)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)

Couscous

  • 2 xícaras (chá) de couscous marroquino (330 g)
  • 2 e ½ xícaras (chá) de caldo de legumes (½ cubinho dissolvido na mesma quantidade de água, 480 ml)
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 pedacinho de uns 2 cm de canela em pau ou 1 pontinha de anis estrelado
  • ½ xícara (chá) de pistache torrado e salgado sem casca (120 g)
  • Azeite de oliva
  • Sal

Preparo

Cebolinhas – Pra descascar as cebolinhas com facilidade, aqueça mais ou menos 1 litro de água.

Quando ferver, junte as cebolinhas inteiras e com casca, conte 2min, escorra, mergulhe numa tigela com água fria por 1min e escorra de novo.

Esfregue e esprema cada uma delas com a ponta dos dedos pra soltar a casca (não se aflija se sair junto da casca uma camada de cebola, acontece).

Coloque as cebolinhas numa frigideira média com o azeite, o açúcar e sal, adicione água o bastante pra cobrir. Aqueça por 10 a 15min, com a panela semi-tampada, até que as cebolinhas estejam macias, brilhantes e levemente douradas.

Cenoura – Numa frigideira média, coloque a cenoura numa só camada com a manteiga, o mel, o sal e água apenas o bastante pra cobrir tudo.

Aqueça por 10 a 15min, com a panela semi-tampada, até que as rodelas estejam macias, brilhantes e levemente douradas.

Couscous – Enquanto isso, coloque o couscous numa tigela grande.

Aqueça o caldo com o curry, a canela, o anis e 1 colher (chá) de sal. Quando ferver, despeje o caldo sobre o couscous.

Deixe o couscous repousar por 15min, mexendo de vez em quando pra não formar grumos, até que os grãozinhos estejam macios.

Descarte a canela e o anis e regue com azeite o quanto baste pra deixar o couscous úmido.

Se quiser, aqueça o couscous ligeiramente numa panela ou no micro-ondas, depois misture o coentro, o pistache, ajuste o sal, acrescente a cebolinha e a cenoura.

Coloque numa travessa e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *