Adicionar à minha lista

Conserva marroquina de limão

No Marrocos, o limão que entra na preparação da conserva é o siciliano, mas, na falta dele, já preparei a conserva com tahiti (o da foto), galego e até com cravo. Aliás, num dia em que estava inspirada pra inventar moda, também usei laranjas lima, baía e até mesmo mexerica e amei os resultados.

A receita só leva o cítrico escolhido e sal comum (fiz também um teste com sal grosso, mas o comum funciona melhor) e o preparo não passa de 15min. O que leva tempo mesmo é o repouso de mais ou menos 1 mês. Só com o tempo é que o limão “cozinha” no sal devagar, fica vitrificado e macio e acaba se transformando num “ingrediente” totalmente diferente do limão cru, mágico mesmo. O sabor e o perfume são sensacionais, eu viciei…

Na cozinha marroquina, tanto a polpa do limão, como a casca, sempre bem lavadas pra descartar o excedente do sal, entram picadas em várias preparações, dando sabor e perfume inconfundíveis aos pratos.

É interessante perceber que a polpa aquecida dá um gosto bem cítrico à receita, enquanto a casca aquecida por tempos mais longos pode amargar. Exatamente por isso a maior parte das receitas diz pra juntar os pedacinhos mais pro final.

O clássico tagine de frango, limão em conserva e azeitonas é delicioso, fácil de fazer e sempre agrada. Também já misturei tirinhas de casca à salada de batata, salada de frango, saladas de grãos, usei com peixe e camarão elas também ficam ótimas. Na hora, basta retirar um pedaço ou um limão inteiro do pote, passar na água limpa pra descartar o excedente de sal e picar (até pra comer puro é bom!).

Nas cozinhas marroquinas, há potes imensos de limão em conserva, mas por aqui isso não é necessário, pois a gente não tem o hábito. Por isso, sugeri uma receita bem pequena, mas que é suficiente pra preparar uns 3 ou 4 pratos.

Não deixe de experimentar!

Ingredientes

  • 4 limões grandes (siciliano ou tahiti)
  • 8 colheres (sopa) de sal comum (aproximadamente 120g)

Preparo

Lave e seque muito bem um pote de vidro médio e que acomode os limões bem juntos.

Com uma faca pequena, faça 2 cortes em cruz em cada limão a partir do lado oposto ao cabinho, como se fosse pra abrir em 4 gomos, mas separar.

Com cuidado, preencha cada uma das duas aberturas com mais ou menos 1 colher (chá) de sal. Pressione o limão pra voltar ao formato natural, coloque no pote e faça o mesmo com os demais.

Espalhe o restante do sal sobre os limões, feche o pote e guarde armário fechado e fresco.

Depois de três dias, verifique se os limão estão totalmente cobertos com o próprio suco e, se não estiverem cobertos, complete com suco de limão.

Feche novamente o pote e deixe a conserva amadurecer por 1 mês antes de usar.

Depois de aberta, guarde a conserva por até 6 meses da geladeira.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *