Adicionar à minha lista

Confit perfumado de figo

Ana Bacellar

Uma receitinha básica e versátil, que vai bem com sorvete, iogurte cremoso, queijos como roquefort, gorgonzola, brie e camembert, queijos de cabra variados, presunto cru, numa salada (com rúcula e agrião fica nota 10), pode enriquecer o molho de uma carne vermelha ou ave e também entrar no recheio de uma torta doce ou na massa de um bolo (Bolo de figo e nozes).

Como eu adoro frutas em geral, e o figo está entre as top 5, queria concentrar o sabor e o perfume pra conseguir receitas que ficassem ainda melhores do que aquelas preparadas com o figo totalmente cru. De cara, decidi que usaria a fruta com casca, que é deliciosa e, ainda por cima, dá um colorido lindo à receita, e também resolvi que o único outro ingrediente que usaria seria o limão, que, além da acidez, ainda ajudaria na cor. Peguei os 8 figos de uma caixa, lavei e descartei só a ponta dos cabinhos, coloquei todos eles numa panela que acomodasse tudo bem juntinho, reguei com o limão e aqueci por uns 10min. Nesse tempo, o figo murchou bastante e o líquido avermelhado reduziu e formou uma caldinha.

Como imaginava preparar um bolo de figo só no outro dia, deixei a panela num canto, até que, depois de umas 3 horas, percebi que o figo ainda poderia murchar e secar mais, então repeti a operação e, ao final, fiquei com figos maravilhosos em sabor e textura (o bolo ficou incrível!). Até tentei deixar murchar de uma vez, fervendo por uns 20min, mas não ficou tão bom, acho que o repouso entre as idas ao fogo deixa a textura, o sabor, a cor e o perfume mais intensos.

Quando encontro figos bem doce, preparo vários de uma vez e guardo por até uma semana num pote fechado na geladeira.

Ingredientes

  • 8 figos maduros, inteiros, com casca e cabinhos e bem lavados
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (30ml – ½ limão)

Preparo

Coloque os figos com o suco de limão numa panela pequena e que abrigue tudo bem juntinho, aqueça, deixe ferver e mantenha no fogo por uns 10min, até que estejam murchos, macios e perfumados.

Retire a panela do fogo, deixe amornar, tampe e leve à geladeira por umas 3h, então aqueça de novo, deixe ferver por mais 10min, espere amornar, passe pra um pote com tampa e leve à geladeira.

É importante deixar o figo descansar por mais 3h antes de usar em qualquer receita, pois ele fica muito melhor. Dá pra guardar por até uma semana na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *