Adicionar à minha lista

Conchiglione recheado com ricota, pesto e nozes

Ana Bacellar Conchiglione recheado com ricota, pesto e nozes

Aqui vai a receita de um conchiglione recheado com ricota, pesto e nozes, uma massa que é deliciosa, perfeita pros dias mais quentes, pois dispensa molhos escaldantes e mais pesados. Além disso, receita também é prática, pois pode ser preparada até de véspera e apenas finalizada no forno antes de servir.

Usei o conchiglione, massa em formato de concha que é perfeita pra rechear, pois tem uma cavidade grande, mas já fiz o mesmo com rigatone, aquela massa em formato de tubo médio, que também pode ser recheada.

O pesto é o tipo de receita versátil (veja o post pesto de manjericão) e tem a vantagem de poder ser preparado com até 1 semana de antecedência e ficar na geladeira até o momento de usar.

O recheio de ricota é simples, basta misturar a ricota com o pesto até obter um creme esverdeado e ajustar o sal. Vale investir numa ricota saborosa, pois ela faz a diferença, mas, se preferir, substitua a ricota por queijo fresco, basta esmagar com um garfo.

Depois de cozinhar a massa já com um pouco de sal, só rechear com a ricota temperada com pesto, colocar num refratário, cobrir com papel alumínio e aquecer por uns 20min antes de servir. Pra massa não ressecar, gosto de levar o refratário ao forno ainda com o papel alumínio pelos primeiros 15min, então descarto o papel e finalizo por mais 5min, só pra criar uma casquinha.

Se quiser, dá pra deixar tudo montado na geladeira no refratário já coberto com papel alumínio pra aquecer antes de servir.

Apesar dos ingredientes mais chiquezinhos, o conchiglione recheado com ricota, pesto e nozes vai bem num almoço de fim de semana ou jantar mais arrumadinho durante a semana, e também pra receber.

A quantidade de massa parece pequena, mas com o recheio tudo aumenta e a receita serve 4 boas porções ou 6 menores, perfeitas pra servir como entrada.

Conchiglione recheado com ricota, pesto e nozes

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas de manjericão lavadas e secas (uns 6 ramos bem grandes)
  • 1 dente de alho grande (se desejar sabor mais suave, afervente os dentes de alho por um minuto e escorra)
  • ½ xícara de azeite de oliva virgem (aproximadamente, 120 ml)
  • ½ xícara de nozes ou castanha-de-caju ou castanha-do-Brasil grosseiramente picadas (70 g)
  • ¾ de xícara de queijo parmesão ralado (75 g)
  • 400 de ricota fresca (ou queijo frescal)
  • 250 g de conchiglione (massa em formato de concha; ou rigatone, que é a massa em formato de tubo também boa pra rechear
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Usando a tecla pulsar, bata no liquidificador, ou no processador, o manjericão com o alho e o azeite até começar a formar uma pasta.

Junte metade das nozes, metade do queijo, o sal e continue batendo até conseguir uma pasta homogênea, mas ainda grosseira, cheia de pedacinhos.

Passe pra uma tigela média, junte a ricota levemente esfarelada e misture até obter uma pasta esverdeada.

Ajuste o sal e reserve.

Cozinhe a massa em água fervente salgada e abundante, até que esteja al dente, quer dizer, cozida mas ainda resistente à mordida (de 10 a 12min).

Escorra a massa e deixe amornar por uns 5min.

Recheie cada concha com mais ou menos 1 e ½ colher (sopa) de massa e colocar as conchas recheadas num refratário já untado com azeite.

No final, regue tudo com mais um fio de azeite, espalhe por cima o restante das nozes e do queijo.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno já pré-aquecido a 180ºC (médio) por 15min, então descarte o papel, deixe no forno por mais 5 minutos pra dourar e sirva em seguida.

Se quiser, prepare a receita na véspera e deixe na geladeira, só faltando ir ao forno antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *