Muita gente me pergunta como fazer sopa de cebola francesa e aqui vai a receita.
É a tradicionalíssima soupe à l’oignon gratineé des halles de Paris que, a princípio, por anos a fio, aqueceu o corpo e a alma de quem andava pela região do antigo mercado quando o frio batia forte nas madrugadas.
O tempo passou, o mercado saiu dali, mas a sopa não. Hoje ainda faz sucesso tanto nos restaurantes da redondeza, como nos bistrôs da França inteira.
A sopa de cebola do Ceasa
Nas décadas de 1960 e 1970, o antigo Ceasa paulistano também preparava uma sopa parecida que, no início, era servida a quem trabalhava por lá. Depois conquistou o público que ia fazer compras e, de tão gostosa, começou a atrair gente de todos os cantos da cidade pra comer a sopa. Eu me lembro de ir até lá com uns 10 anos pra tomar a sopa, que vinha numa cumbuca com queijo derretido por cima.
Como fazer a sopa francesa
Aprendi a receita com amigos parisienses, que fazem questão de cozinhar ¾ da cebola num caldo saboroso até ficar quase que se desmanchando. E depois dourar a cebola restante na manteiga pra dar um sabor caramelizado e mais intenso à sopa. Pra perfumar, entram no caldo tomilho, salsinha, louro, salsão, pelo uma pitada de pimenta-do-reino e algumas pitadas de noz-moscada.
É claro que com um caldo caseiro e caprichado de carne, galinha ou legumes a sopa fica muito melhor. Mas a falta do caldo não deve ser motivo pra não fazer, use água se não tiver jeito.
O toque de vinho é essencial pra ressaltar o sabor da cebola e equilibrar a sopa. Mas cabe a cada um escolher entre a leve acidez do vinho branco e a doçura intensa do vinho do Porto. Esses são dois clássicos que dão sopas excelentes, mas diferentes (eu vario).
Como o pão dourado com queijo gruyère derretido na superfície transforma a sopa numa refeição substanciosa e divina (numa cumbuca pequena o resultado é sempre melhor), o ideal é finalizar a sopa em tigelas individuais. O gruyère é o clássico, mas, se preferir, use outro queijo saboroso e que derreta bem.
Aliás, sugiro usarem o pão maravilhoso na panela de ferro. Usar um pão caseiro trás ainda mais sabor para o prato!
Como acho que poucas sopas aquecem tanto, têm sabor tão intenso e até quem diz que não gosta muito de cebola costuma gostar, eu sempre preparo um caldeirão quando sinto que o frio vem chegando e já separo as tigelas pra servir.
Enfim, agora que você já sabe como fazer sopa de cebola francesa, bora para cozinha?
Ingredientes
- 8 cebolas grandes em fatias bem finas (1,5 Kg)
- 1,5 L de caldo caseiro de carne, de galinha, de legumes ou água
- 1 amarrado de ervas preparado com 1 folha de louro, vários ramos de salsinha, manjericão e tomilho e folhas e talinhos de salsão
- 75 g de manteiga
- ⅓ de xícara (chá) de vinho branco ou do Porto (80 ml)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 8 fatias grossas de pão rústico em filão
- ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso (50 g)
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Noz-moscada
Preparo
Numa panela média, aqueça ¾ da cebola, o caldo e o amarrado de ervas. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por pelo menos 1h e 30min, até que as fatias estejam se desmanchando. Descarte as ervas, retire do fogo e reserve.
Enquanto isso, numa frigideira média, aqueça ⅔ da manteiga, junte o restante da cebola e uma pitada de sal e deixe murchar. Regue com o vinho, junte o açúcar e mantenha em fogo alto até que a cebola esteja bem macia e douradas. Retire do fogo, transfira e pra panela do caldo. Acrescente um pouco de noz-moscada ao caldo, depois ajuste o sal e a pimenta e use em seguida, ou prepare até aqui na véspera e deixe na geladeira.
Uns 20min antes de servir, aqueça o forno a 220ºC (alto). Unte com manteiga 8 refratários individuais e coloque numa assadeira. Distribua a sopa entre os potinhos (se ela estiver grossa demais, complete com um pouco de água), coloque por cima uma fatia de pão besuntada com manteiga (com o lado da manteiga para cima) e termine com o queijo.
Leve ao forno por uns 10min para aquecer a sopa, dourar o pão e derreter o queijo e sirva.
Muito boa essa receita, vou tentar fazer.
Eugenio, bom dia!
Tente sim, a receita fica deliciosa, pura França na sua casa.
Os detalhes são importantíssimos pro sucesso da receita, fazem a diferença entre uma sopa básica e uma super sopa de cebolas.
Abraços, Ana e Helô
Não entendi quando diz que as fatias devem ficar bem douradas regadas em vinho. Que fatias são essas. Cebolas ou pão. Porque no final vamos utilizar em cima da sopa com o queijo.
Boa noite!
Acabamos de reorganizar esse parágrafo do preparo e, assim, deixar mais claro. A cebola deverá ficar macia e dourada, pois só assim terá o sabor e o aroma caramelizados que, juntos, dão intensidade à sopa.
No final, o pão ficará também dourado, com o queijo derretendo por cima.
Abraços, Ana e Helô
Eu faço assim e no final cubro com massa folhada, fica maravilhosa!
Lili, boa noite!
Uau!! Com massa folhada a receita também deve ficar deliciosa. A gente vai experimentar.
Conte pra gente como ficou a sua sopa.
Abraços, Ana e Helô
Fiz e amei!!! … meu marido também…rsrsrsrs… obrigada!
Fernanda, bom dia!
Gostoso saber que a receita funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
…olha!… não foi à toa que gostei do seu estilo…a sua paixão pela França é igual à minha….Paris é Paris como diz vc mas região de Provence e suas lnavandas …..bum.. .
bum..bum no coração…mais fã ainda…te seguirei rsrsrs…bisou
Letizia, que bom que você gostou!
A França é mesmo encantadora.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Nossa, Helô! Realmente é uma Super Sopa de Cebola!! Adoramos!!! Obrigada! Bjs
Regina, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Muito gostoso saber que vocês aproveitaram a receita e que ela agora já faz parte da cozinha da sua casa. A sopa de cebolas clássica é boa demais.
Continue aqui Na Cozinha da Helô!
Abraços, Ana e Helô
oi Helo, tens canal no you tube??
Giovana, boa noite!
A gente tem o canal youtube Nacozinhadahelô com vários vídeos e está estudando uma forma de fazer uma nova série.
Siga com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Vou fazer
O 1/4 restante tem fritar na cebola e no vinho… tipo pra caramelizar eh isso!?
João, boa noite!
Desculpas pela demora, mas o site passou por uma manutenção nessa semana e a gente não conseguia acessar os comentários.
Isso mesmo, 1/4 da cebola vai pra frigideira pra caramelizar com manteiga, o açúcar e o vinho.
É uma delícia! Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Na receita não fala em açúcar mas vc comente que vai para dourar a cebola
Lena, boa tarde!
A gente pede desculpas, pois deixou passa… Obrigada pela ajuda, pois só assim o Na Cozinha da Helô pode melhorar.
O açúcar entra na frigideira com o vinho. A receita já está atualizada.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Amei a receita. Estou ansiosa para realizar. Eu não entendo de vinhos, poderia me sugerir um, por gentileza. Agradeço desde já. E gratidão pela receita.
Vitória, boa noite!
Que gostoso saber que você gostou da receita e ficou com vontade de experimentar.
Pra fazer a sopa, use um vinho simples de cozinhar, ou use algum restinho de garrafa que você tiver na geladeira. Não precisa comprar um vinho mais caro pra isso.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu uso conhaque em vez de vinho , a sopa fica muito gostosa .
Joaquim, boa noite!
Receitas francesas costumam ficar deliciosas também com conhaque. Vamos experimentar também.
Conte sempre aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia,
Tentei prepar a receita, no entanto a sopa ficou meio doce tentei novamente sem o açúcar e o gosto doce permaneceu. Alguma dica sobre como tirar o adocicado?
Ayra, boa noite!
Cebolas costumam ter bastante doçura, por isso caramelizam com facilidade. Algumas delas são ainda mais doces. Sal é a solução. Ah, use um vinho branco seco no lugar do vinho do porto ou de vinho tinto para dar o toque de acidez que também ajuda a equilibrar a receita.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô