Adicionar à minha lista

Como fazer piña colada

Coquetel de abacaxi, coco e rum

Ana Bacellar Como fazer piña colada

Aqui ensino como fazer piña colada – coquetel de abacaxi e coco e rum, é tropicalíssimo e totalmente verão. Apesar de ser considerada a bebida nacional de Porto Rico, ela faz um sucesso imenso em quase toda a América Central.

A receita, que é puro verão, leva poucos ingredientes, apenas abacaxi, leite de coco, rum e açúcar.

Muita gente apenas bate o abacaxi fresco picado, ou suco de abacaxi, com leite de coco e rum no liquidificador, adoça a gosto, bate mais um pouco já com os cubos de gelo, coloca nos copos, decora com uma cereja ou pedaços de abacaxi e serve em seguida.

Eu acabei experimentando algumas versões e encontrei duas possibilidades mais interessantes e que dão drinques mais gostosos.

A primeira delas diz pra bater no liquidificador os pedaços de abacaxi maduro, o leite de coco com açúcar a gosto, o rum e bastante gelo até ficar um suco bem cremoso. Em seguida, só levar o copo do liquidificador com o suco ao freezer por 30 minutos, bater de novo e servir um drinque cremoso e geladíssimo.

A segunda versão, que foi a escolhida, é mais prática e deliciosa. Prática porque, apenas com um tiquinho de planejamento, é possível servir uma piña colada deliciosa em minutos. O pulo do gato é o seguinte: com pelo menos 3 horas ou até com 1 semana de antecedência, descascar e cortar em pedacinhos um abacaxi bem doce e maduro, colocar tudo num saco plástico pra congelador e levar ao freezer. Na hora de servir, só bater no liquidificador o abacaxi congelado com o leite de coco, açúcar a gosto e o rum até virar um suco cremoso, juntar o gelo, bater mais um minuto e servir.

O rum, que é a bebida utilizada pra piña colada tradicional é um destilado preparado a partir do melaço da cana-de-açúcar. Na falta de rum, embora não seja a mesma coisa, use a nossa cachaça, que também é um destilado feito da cana-de-açúcar, só que vindo da garapa, que é o suco não cozido.

Procure um abacaxi bem maduro e muito doce, pois ele é a base de tudo e faz toda a diferença no coquetel.

Viu como fazer piña colada é fácil?

Ingredientes

  • 1 abacaxi pequeno e bem maduro
  • 200 ml de leite de coco (normalmente 1 garrafinha)
  • ½ xícara de rum (120 ml)
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar (75 g, aproximadamente)
  • 12 cubos de gelo

Preparo

Descasque o abacaxi, reserve uns 12 pedacinhos pra decorar, pique o restante em pedaços pequenos, coloque num saco plástico pra congelamento e leve ao freezer por pelo menos 3 horas e até por 1 semana (os pedacinhos da decoração também podem ser congelados).

Quinze minutos antes de servir a piña colada, coloque no liquidificador o abacaxi congelado, o leite de coco, o rum e bata por 1min. Experimente e adoce a gosto.

Acrescente os cubos de gelo e bata até conseguir um suco esbranquiçado e levemente cremoso.

Transfira o coquetel pra 6 copos médios, por cima coloque ou na borda do copo coloque os pedacinhos de abacaxi reservados e sirva imediatamente.

A piña colada deve ser servida geladíssima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *