Hoje vou te ensinar como fazer pavê floresta negra, ou trifle floresta negra. É um doce que tem tudo a ver com receber. Uma sobremesa gostosa, prática e que fica linda dentro de uma tigela ou qualquer outro recipiente de vidro que mostre as camadas.
Poucas receitas são tão versáteis! A montagem é feita com camadas de bolo ou de biscoito e alguma calda ou bebida pra umedecer; um creme que pode ser creme de leite batido em chantilly, creme de confeiteiro ou qualquer outro; alguma fruta, que pode ser fresca ou em calda; às vezes de algum doce pastoso, como doce de leite, ganache de chocolate. Algumas vezes também se coloca algo crocante como nozes ou castanhas picadas, e que podem ser caramelizadas.
Versão inglesa do pavê
Na versão trifle, o bolo clássico vai pra uma tigela de um jeito despretensioso, dispensando a montagem no prato, com camadas perfeitas e cobertura impecável. Ao contrário do bolo, servido no prato e em fatias, o trifle é servido como um pavê, quer dizer, são servidas colheradas do doce pra cada um.
Base do pavê
O trifle floresta negra faz parte das listas dos clássicos e preferidos. A base fica por conta de um pão-de-ló de chocolate, mas também pode ser de qualquer outro bolo de chocolate mais firme, como o bolo de chocolate rapidinho.
Camadas do pavê
A fruta é a cereja, que pode ser fresca em versões mais contemporâneas, ou em calda, que tem a vantagem de umedecer o bolo. Pra regar deixar o bolo irresistível e com mais sabor de chocolate, entra a calda de chocolate rapidinha, bem saborosa e fácil de preparar, mas nada impede que seja uma ganache de chocolate bem cremosa. O creme é um chantilly clássico, bem fofo e aerado e as raspas de chocolate finalizam a sobremesa.
Por outro lado, no caso do pavê floresta negra, quase tudo pode ser preparado até na véspera pra montar de 12 a 8h antes de servir. Dá pra deixar o bolo e a calda de chocolate prontos, assim como dá pra cortar as frutas e fazer as raspas de chocolates. Só pelo chantilly, que perde um tanto do volume depois de umas 12h, é que não costumo deixar tudo montado com maior antecedência. De qualquer forma, deixando ele montado na geladeira por pelo menos 8 e até por 12h já dá tempo de se transformar numa sobremesa com sabores e texturas mesclados.
No post creme de leite batido em chantilly você terá várias dicas de preparo. Se puder preparar a cereja em calda caseira o trifle será ainda mais especial. Só precisa de pelo menos 1 semana pra descansar e desenvolver os sabores (mas na pressa já fiz e usei 3m dias). Na falta da cereja em calda caseira, use cereja em calda comum.
Ingredientes
Massa
- 6 ovos em temperatura ambiente
- 2/3 de xícara de açúcar (100 g)
- 2/3 de xícara de farinha de trigo (80 g)
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de fermento químico
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para polvilhar
Calda de chocolate
- 1 xícara de leite (240 g)
- 1 xícara de chocolate em pó (120 g)
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- 100 g de manteiga
Chantilly
- 500 ml de creme de leite fresco muito gelado
- ½ xícara de açúcar comum (75 g)
Finalização
- 375 g de cerejas em calda (com a cereja em calda caseira fica maravilhoso)
- 50 g de chocolate amargo em raspas
Preparo
Massa – Aqueça o forno a 180ºC (médio).
Unte bem com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média e reserve.
Com a batedeira, bata os ovos por uns 5min, até conseguir um creme muito fofo e amarelinho (se levantar o batedor e deixar o creme cair, o desenho vai demorar para desaparecer).
Aos poucos, junte o açúcar e bata até incorporar. Numa tigela, peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento, reserve.
Desligue a batedeira e, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore 1/3 da mistura de farinha e chocolate em pó até conseguir uma mistura homogênea, depois o outro 1/3 e o último 1/3.
Espalhe a massa na assadeira e asse por uns 20 a 30min, até o bolo se soltar das laterais, dourar e firmar (ao enfiar um palito no centro, ele sairá limpo, e, pressionando a superfície ligeiramente com a ponta do dedo, o bolo fará um barulhinho chiado).
Retire a assadeira do forno e imediatamente desenforme o bolo sobre um pano limpo.
Deixe esfriar completamente antes de montar o doce.
Calda – Enquanto o bolo assa prepare a calda.
Numa panelinha, aqueça o leite, o chocolate, o açúcar e a manteiga, mexendo até dissolver.
Assim que ferver, retire do fogo e deixe amornar por uns 30min antes de usar.
Chantilly – Na hora de montar a sobremesa, coloque o creme de leite na tigela da batedeira (se possível, também gelada).
Como o aro, bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até encorpar e formar picos firmes, parando imediatamente de bater pra não virar manteiga.
Separe umas cerejas pra decorar e corte as restantes ao meio.
Pique o chocolate bem miúdo ou rale num ralador grosso, reserve.
Montagem – Com pelo menos 8 e até com 12h de antecedência, separe uma tigela ou um outro recipiente de vidro de grande.
Divida o bolo em 3 partes e fatie cada parte pra conseguir espessuras uniformes e que sejam suficientes pra fazer camadas que forrem o recipiente escolhido. Faça uma camada com 1/3 do bolo na base do recipiente, pincele com calda da cereja e por cima espalhe 1/3 da cereja, depois coloque 1/3 da calda de chocolate e cubra com 1/3 do creme chantilly. Repita as camadas terminando com chantilly. Finalize cobrindo a camada de chantilly com o chocolate picado ou ralado.
Leve o doce à geladeira por pra mesclar sabores e texturas por pelo menos 8 e até por 12h, retire da geladeira, decore com as cerejas reservadas e sirva gelado.
Olá ……receitas maravilhosas e deliciosas , práticas , super bem explicadas ……estou adorando !!!
Maria Nilda, bom dia!
Muito obrigada pelo carinho, sua mensagem deixou o meu dia mais feliz. Muito bom saber que as receitas e histórias já fazem parte da sua vida.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô