Adicionar à minha lista

Como fazer moqueca de banana da terra

Ana Bacellar como fazer moqueca de banana da terra

Como fazer moqueca de banana da terra? Vivem me fazendo essa pergunta, ainda mais porque ela era um dos pratos mais pedidos do cardápio do Lá da Venda. Fazia sucesso sempre e não só com veganos e vegetarianos.

Afinal de contas, com banana e coco, temperos saborosos, aquele fio de azeite de dendê que dá emoção ao prato e o toque final do coentro, da castanha de caju, não tem erro. Eu, pelo menos, adoro. Como feliz uma moqueca de peixe, mas acho que faço ainda mais festa pra uma moqueca de banana da terra. Gosto da textura da banana, do adocicado e do contraste com o tempero intenso da moqueca, principalmente quando acrescento um pouco de pimenta fresca.

A receita é Brasil de alma, é simples e rápida de preparar. Do minuto em que se pisa na cozinha ao momento de levar a moqueca à mesa, a gente mal gasta 45min. Conte, no máximo, umas 2 horas de cozinha se for preparar arroz branco de todo dia, uma farofinha de 5 minutos e uma salada de folhas (experimente um dos nossos molhos pra salada).

Muita gente simplesmente coloca os ingredientes todos na panela, tampa, deixa cozinhar por uns 15min, destampa, rega com um fio de dendê e espalha por cima umas folhas de coentro e serve.

Já comi ótimas moquecas preparadas dessa forma, mas acho que um refogadinho inicial de cebola, alho, gengibre, pimentão e tomate num pouco de azeite de oliva faz a diferença, deixa o molho mais saboroso.

Depois de refogar, acrescento as bananas, que podem ser cortadas em fatias mais longas ou em rodelas, cubro com o leite de coco, tampo a panela, mantenho no fogo por uns 15min, até a banana cozinhar e o molho encorpar. Então destampo, acerto o sal e finalizo com dendê e coentro, além do toque crocante do xerém da castanha de caju, mas que também pode ser amendoim.

Como moqueca de verdade tem dendê, e aqui em casa todos adoram, sempre uso um pouco. Mas quem não gosta, não se sente bem com ele ou não tem em casa no momento, pode preparar com azeite de oliva, embora o sabor e o aroma sejam totalmente diferentes.

Com o coentro e com a pimenta acontece a mesma coisa, moqueca que é moqueca tem coentro e pimenta. Como eles também fazem muito sucesso em casa, eu sempre acrescento um bom punhado de coentro e pelo menos uma pimenta picada. Quem não gosta, pode usar salsinha, que tem textura semelhante e dá frescor ao prato, apesar de também ter perfume e gosto completamente distintos um do outro. As pimentas também podem variar, das ardídíssimas às pimentas adocicadas e nada picantes, como a biquinho, que é saborosa e não arde nada.

Pra acompanhar, nada como um arroz branco de todo dia, ou um arroz com coco, uma farofinha simples de 5 minutos, feita na manteiga ou no dendê e uma salada de folhas. Com molho de pimenta ou pimenta em conserva fica ainda melhor!

Agora que você sabe como fazer moqueca de banana da terra que eu servia no meu restaurante, que tal servir na sua casa?

Ingredientes

  • 1 cebola média em cubinhos (150 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • ½ xícara (chá) de pimentão verde em cubinhos (1/3 de pimentão)
  • ½ xícara (chá) de pimentão vermelho em cubinhos (1/3 de pimentão)
  • 2 tomates maduros, sem sementes, em cubinhos (250 g)
  • 4 bananas da terra maduras, descascadas e em rodelas de 0,5 cm
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão (normalmente, meio limão – 30ml)
  • 1 e 1/2 de xícara (chá) de leite de coco (360 ml)
  • 4 colheres (sopa) de coentro picadinho (4 ramos, ou salsinha)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha de cajú grosseiramente picada (50 g)
  • Azeite de oliva ou azeite de dendê
  • Sal
  • pimenta fresca, em conserva ou molho de pimenta pra juntar à moqueca ou só pra servir

Preparo

Regue o fundo de uma panela média com um fio de azeite de oliva e um fio de azeite de dendê. Acrescente a cebola, o alho, o gengibre, os pimentões, um pouquinho de sal e espere perfumar.

Misture o tomate, espere murchar por 1min, junte as rodelas de banana e o limão.

Espere aquecer por uns 2min, acrescente o leite de coco e mais um pouco de sal e tampe a panela.

Mantenha em fogo médio por uns 10min, até que a banana esteja cozida, bem macia e perfumada, mas sem virar uma pasta, e o molho esteja encorpado e saboroso (se estiver muito espesso, junte um pouco de água).

Acerte o sal, junte a castanha, regue com um fio de dendê, espalhe por cima o coentro, se quiser junte um pouco de pimenta, e retire do fogo.

Sirva com arroz branco, uma farofinha e pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *