Adicionar à minha lista

Como fazer manteiga de tomate

Ana Bacellar Como fazer manteiga de tomate

No post de hoje, vou te ensinar como fazer manteiga de tomate e tomilho com aquele sabor delicioso e intenso de tomate pra valer.

Quando escrevi o post sobre manteigas salgadas temperadas, dei a possibilidade de preparar manteiga com tomate a partir de tomates secos, que fica muito boa.

Aqui vai uma versão que achei ainda melhor, pois é mais temperada e tem mais gosto de tomate. Usei extrato de tomate Elefante, que é bem concentrado e cremoso, refogado com um fio de azeite, cebola e alho, sal, pimenta-do-reino e uma pitada de açúcar até caramelizar pra deixar tudo ainda mais saboroso.

Quando a pasta esfria, só misturar a manteiga com o tomilho em temperatura ambiente até conseguir uma pasta homogênea. Em seguida, sempre usando a manteiga muito macia, há 2 possibilidades: colocar a mistura num pote pra servir nele mesmo, ou mesmo pra presentear, ou dar o formato que quiser. Pra dar formato, ou forre com papel manteiga ou com filme plástico um recipiente e nele coloque a manteiga pra desenformar quando firmar; ou corte um retângulo de filme plástico, coloque umas colheradas da manteiga no centro, feche como uma bala torcendo as pontas e gire rapidamente pra conseguir um cilindro perfeito. De qualquer forma, leve a manteiga à geladeira pra firmar por umas 3h antes de servir (na geladeira a manteiga se conserva bem por 1 semana e, no freezer por 1 mês).

A manteiga vai bem com pão ou torradas na hora do aperitivo, pra deixar sanduíches mais saborosas, pra incrementar um grelhado. Fica deliciosa com os nossos crackers de fubá ou com o pão crocante finlandês.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de cebola em cubinhos bem miúdos
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate Elefante
  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de folhinhas de tomilho
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Pitadas de açúcar

Preparo

Aqueça um fio de azeite numa panelinha, junte a cebola e deixe murchar, então acrescente o alho.

Assim que perfumar, adicione o extrato de tomate, sal (mais ou menos 1 colher (chá), pimenta-do-reino e umas 3 pitadas de açúcar pra equilibrar a acidez. Sempre mexendo, mantenha no fogo por uns 5min, até ficar conseguir uma pasta levemente caramelizada (dá pra ver pelo dourado que aparece nas laterais da panela), com um vermelho intenso e bem perfumada.

Retire a pasta do fogo, passe pra uma tigela média e deixe esfriar completamente antes de usar.

Enquanto isso, retire a manteiga da geladeira e espere ficar bem macia, com a consistência de pomada.

Coloque a manteiga na tigela do refogado de tomate, junte as folhinhas de tomilho e misture até obter uma pasta homogênea (se preferir, bata na batedeira pra conseguir uma mistura ainda mais cremosa e perfeita).

Ajuste o sal, pois depois de firmar não será possível acertar mais nada.

Passe a manteiga ainda bem macia pra um potinho ou, se preferir dar um formato à manteiga, prepare de um dos seguintes jeitos: forre uma forminha de madeira ou algum outro recipiente com filme plástico ou papel manteiga e preencha com a manteiga; ou corte um retângulo de filme plástico, coloque umas colheradas da manteiga no centro, feche como uma bala torcendo as pontas e gire rapidamente pra conseguir um cilindro perfeito.

De qualquer forma, leve a manteiga à geladeira pra firmar por umas 3h antes de servir (na geladeira a manteiga se conserva bem por 1 semana e, no freezer por 1 mês).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *