Adicionar à minha lista

Como fazer flan de chocolate

Ana Bacellar como fazer flan de chocolate

Hoje é dia de ensinar como fazer flan de chocolate com calda de chocolate, ou melhor, um flan maravilhoso de chocolate. Ele tem sabor do chocolate bem intenso, pois na relação de ingredientes há chocolate meio-amargo em barra e chocolate ou cacau em pó. Quem prefere sobremesas mais doces pode usar chocolate ao leite.

Apesar de não ser daquelas receitas de flan que só pede fogo pra derreter a gelatina, nem só de colocar tudo no liquidificador e bater, nada é complicado e o resultado é pra lá de bom.

A receita começa com a hidratação da gelatina do jeito clássico, quer dizer, molhando a gelatina com água gelada, deixando descansar por uns 5min e depois dissolvendo totalmente em água fervente. Depois, o chocolate em barra vai pra uma tigela e fica reservado. Vem, então, o preparo de um creme inglês tradicional com o chocolate em pó: numa tigela a gente mistura gemas, açúcar, chocolate em pó em baunilha e reserva; enquanto isso o leite ferve; o leite é misturado fora do fogo ao creme de gemas; tudo volta ao fogo por alguns minutos, apenas até surgirem as primeiras bolhinhas ao redor da panela e o creme engrossar de leve e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver. O creme pronto e quentíssimo vai pra tigela do chocolate em barra, mexe-se até derreter, depois entra a gelatina, mistura-se até dissolver completamente e a preparação vai pra uma fôrma de buraco no meio. O flan vai pra geladeira pra firmar por pelo menos 3 horas, mas ele se conserva bem por até 3 dias. Se for pra deixar o flan pronto com antecedência, desenforme só na hora de servir pra que ele não resseque.

Claro que dá pra servir o flan sem qualquer acompanhamento, mas regado com uma receita da calda rapinha de chocolate e com colheradas de creme de leite batido em chantilly ele fica muito melhor. De qualquer dos jeitos, o pudim é lindo e delicioso e faz bonito em qualquer mesa, tanto do dia a dia, que merece muito carinho e atenção, como dos momentos mais especiais.

Se você adora chocolate, com certeza vai se apaixonar pela receita.

A gente chamou de flan por conta da gelatina e da consistência mais firme e de cortar, mas pelo creme inglês também daria pra dizer que se trata de um pudim mais consistente de chocolate.

Gostou de aprender a como fazer flan de chocolate? Conta pra mim!

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor (12 g)
  • ⅓ de xícara (chá) de água fria (80 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente (60 ml)
  • 200 g de chocolate meio amargo quebrado em pedaços médios
  • 4 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1/4 de xícara (chá) de chocolate em pó (30 g)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
  • 1 receita de calda rapidinha de chocolate

Preparo

Separe uma fôrma média de buraco no meio e molhe com água, pra facilitar na hora de desenformar.

Coloque a gelatina e a água fria numa tigelinha e deixe hidratar por 1min, depois junte a água fervente e misture até dissolver, reserve.

Coloque o chocolate numa tigela e, numa outra, coloque as gemas passadas por uma peneira, o açúcar, o chocolate em pó e a baunilha e misture até conseguir um creme homogêneo.

Aqueça o leite, espere ferver, despeje sobre a mistura das gemas, misture, volte pra panela e, sem parar de mexer, mantenha no fogo até a espuma sumir, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher.

Transfira imediatamente pra tigela do chocolate em pedaços e misture até conseguir um creme liso e homogêneo, então junte a gelatina dissolvida e de despeje na fôrma.

Leve à geladeira por pelo menos 3 e até 24h pra firmar.

Na hora de servir, pressione toda a borda de leve pra soltar o pudim e, se estiver difícil, tente soltar um canto com a ponta de uma faca pra soltar o ar, acabando com qualquer vácuo e desenforme o flan sobre um prato.

Regue com a calda rapidinha de chocolate e leve à mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *