Adicionar à minha lista

Como fazer couve-flor gratinada

Ana Bacellar Como fazer couve-flor gratinada

No post de hoje eu ensino como fazer couve-flor gratinada com molho béchamel. A receita é clássica, simples de preparar, sempre agrada e, ainda por cima, pode ser preparada com antecedência, só pra ir ao forno aquecer e gratinar por uma meia-hora antes de servir.

Em casa, todos adoram couve-flor e, quando elas estão lindas, bem clarinhas e com bom preço, a gente sempre compra e prepara logo em seguida, pois não vale a pena deixar um legume tão perfeito na geladeira por alguns dias. É preciso aproveitar o frescor, já que as manchinhas escuras e o amarelado que mostram que ela está envelhecendo aparecem em poucos dias.

Algumas receitas fazem parte do cardápio de sempre aqui de casa, como a couve-flor com azeite e farofinha crocante, risoto de couve-flor, sopa cremosa de couve-flor e couve-flor gratinada com molho béchamel.

A receita é fácil de fazer. O primeiro passo é cozinhar a couve-flor, que pode ser em água com sal, no vapor ou só bem molhada e respingada com água no micro-ondas por uns 10min. Como a couve-flor vai inteira na receita, e não separada em floretes, ela leva um tempo maior pra cozinhar.

O passo seguinte é preparar o molho béchamel, que eu já te ensinei, tem até vídeo no nosso canal Youtube. Saindo do fogo, o béchamel recebe metade do queijo ralado.

Depois de cozida, a couve-flor vai pra um refratário untado com manteiga, então é só regar com o béchamel e polvilhar com o parmesão e levar ao forno pra aquecer e gratinar. Se quiser, deixe a couve-flor só regada com o béchamel e polvilhada com o queijo na geladeira por até 24h e leve ao forno por uns 45min antes de servir (ela levará uns 15min a mais de forno porque estará bem gelada).

A couve-flor acompanha deliciosamente bem um frango assado aberto pelas costas, carne moída caseira, pernil de cordeiro assado, pernil perfumado de festa, um bife bem saboroso, como ensino no vídeo, e muito mais.

Também pode ser prato principal de uma refeição vegetariana pra servir com uma salada regada com um dos nossos molhos de salada.

Eu adoro!!!

couve flor gratinada

Ingredientes

  • 1 couve-flor grande e inteira, bem lavada
  • 50 g de manteiga
  • ½ xícara de farinha de trigo (60 g)
  • 3 xícaras de leite em temperatura ambiente ou frio (720 ml)
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (50 g)
  • Manteiga pra untar
  • Sal
  • Noz-moscada

Preparo

Couve-flor – Pra cozinhar a couve-flor, comece aquecendo uma panela grande com água o bastante pra mergulhar a couve-flor inteira.

Quando ferver, junte 1 colher (sopa) de sal, a couve-flor e deixe no fogo, até que os talos mais grossos estejam cozidos, mas ainda firmes.

Teste depois de 15min espetando um talo grosso com a lâmina fina de uma faca pra verificar, ela deverá entrar e sair com facilidade. Se ainda estiver dura, apresentando muita resistência na hora de testar, mantenha no fogo por mais uns minutos até chegar ao ponto, mas não deixe amolecer pra valer. Se preferir, cozinhe a couve-flor no vapor ou no micro-ondas.

Béchamel – Enquanto ela cozinha, coloque a manteiga numa panela média e aqueça até derreter.

Junte a farinha e, sempre mexendo com batedor de arame e fazendo um 8 pra raspar todo o fundo, misture até obter uma pasta amarelada e borbulhante.

Junte o leite de uma vez e, sem parar de mexer, deixe no fogo por mais uns 10min, até ferver e engrossar.

Diminua no fogo e, sem parar de mexer, mantenha o molho apenas borbulhando por mais uns 15min, assim ele ficará ainda mais saboroso.

Acrescente a noz-moscada e metade do parmesão e retire do fogo, reserve.

Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto) e unte com manteiga um refratário que acomode a couve-flor inteira e possa ir à mesa.

Escorra bem a couve-flor e coloque no centro do refratário, cubra com o béchamel e polvilhe com o parmesão restante. Se quiser, prepare até aqui até de véspera, cubra com filme e deixe na geladeira, só pra aquecer e gratinar por uns 45min antes de servir (levará mais tempo porque a couve-flor estará bem gelada).

Leve ao forno por uns 30min, até aquecer bem e formar uma crosta dourada. Sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *