Adicionar à minha lista

Como fazer costelinhas com molho barbecue

Ana Bacellar Como fazer costelinha com molho barbecue

Quer saber como fazer costelinhas com molho barbecue? Aqui vai uma receita fácil de preparar e que fica deliciosa, com a carne suculenta e ultra macia, se desmanchando, e com o molhinho ligeiramente picante e adocicado que pode ser feito com antecedência e é sucesso na certa.

As costelinhas podem ser assadas no forno, e é assim que faço na maior parte das vezes, mas, quando posso, preparo na churrasqueira, com tudo acontecendo muito devagar, a gordura e a marinada pingando na brasa e criando o ambiente que deixa o sabor ainda melhor, com o leve defumado da brasa.

Tente encontrar costelinhas bem carnudas e calcule uns 450 gramas por pessoa, pois osso é que não falta. Pra quem mora em São Paulo, nada como comprar a “presidencial” do açougue Porco Feliz, que fica na Mercadão, com carne farta e muito saborosa (só ligar, encomendar e aguardar, pois eles entregam).

Então vem a pergunta sobre o molho barbecue: dá pra usar molho pronto? Dá e hoje é simples encontrar potes de molho saboroso e de marcas variadas, como Heinz, Hellman’s, Qualitá, Taeq e até uns incrementados com cerveja e whisky. Só que eu, como sempre, adoro fazer tudo em casa e fui atrás de uma versão gostosa, simples de preparar e com ingredientes comuns e consegui. E não foi agora, pois publiquei a receita no meu primeiro livro, o Cozinhando para Amigos de 2005. Basta aquecer numa panela sucos de tomate e de laranja, ketchup, molho inglês, shoyu, suco de limão, cebola, vinagre, açúcar, mel, mostarda e alho, cozinhar em fogo baixo por 30min, desligar o fogo, acrescentar a pimenta, a manteiga, ajustar o sal e deixar esfriar antes de usar. E ainda dá pra preparar o molho com antecedência e guardar por até 1 semana na geladeira. Enfim, muito prático, caseiro e delicioso. Ele também pode ser usado pra temperar e assar um frango, fica gostoso demais.

As costelinhas, que fazem sucesso com adultos e crianças, vão bem com batatas e saladas. Boas combinações: batatas estampadas (também vídeo), purê de batata simples, salada caesar ou salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada (você também pode conferir o vídeo).

Agora que você sabe como fazer costelinhas com molho barbecue, já dá para fazer uma refeição daquelas!

Ingredientes

  • 1 xícara de suco de tomate
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • 1 xícara de ketchup
  • 1/4 xícara de molho inglês
  • 1/4 xícara de shoyu
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 cebola média picadinha
  • 1/4 xícara de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 xícara de mel
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 3 dentes de alho bem picadinhos
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
  • 25 g de manteiga
  • 2 kg de costelinha suína bem carnuda e sem muita gordura, em 2 bandas de 1 kg cada uma
  • sal

Preparo

Molho – Comece pelo molho, que precisa esfriar antes de ser usado.

Numa panela média, aqueça os sucos de tomate e de laranja, o ketchup, o molho inglês, o shoyu, o suco de limão, a cebola, o vinagre, o açúcar, o mel, a mostarda e o alho.

Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 30 min.

Apague o fogo, junte o molho de pimenta e a manteiga, acerte o sal, passe para uma tigela e deixe esfriar (guarde na geladeira por até 1 semana).

De véspera, ou com pelo menos 12h de antecedência, coloque as 2 bandas de costelinhas sobre uma assadeira, tempere com um pouco de sal, regue com metade do molho, espalhando bem, por pelo menos 12 e até por 24h.

Aqui vão as duas formas de assar, só escolher:

Na churrasqueira – Acenda a churrasqueira com 4h de antecedência e deixe queimar o carvão por uns 45min, até que não seja possível suportar o calor quando colocar a mão a uns 20 cm do braseiro e surgirem cinzas (junte mais carvão se o fogo estiver muito forte e com chamas).

Pra deixar a costelinha mais crocante e evitar que ela doure por fora sem terminar de cozinhar por dentro, coloque cada uma das tiras sobre um pedaço grande de papel-alumínio, borrife com água, embrulhe dando 2 voltas de papel e feche sem apertar.

Coloque as costelinhas embrulhadas na grelha posicionada a uns 30 cm do carvão e aguarde 1h.

Então, abra o papel com cuidado pra conseguir descartar a gordura acumulada, pincele as costelinhas dos dois lados com um pouco de molho, abaixe a grelha pra que fique a uns 20 cm das brasas e aguarde mais ou menos 1h, pincelando e virando de 10 em 10min, até que elas estejam bem douradas e com a carne se soltando dos ossos.

Sirva em seguida.

No forno – Aqueça o forno a 160ºC (médio).

Corte seis retângulos com o dobro do tamanho das bandas de costelinha. Coloque dois retângulos, um sobre o outro pra fazer uma camada dupla, depois coloque bem no centro uma das bandas da costelinha, pincele com umas 4 colheradas do molho, dobre pra fechar e faça uma outra camada de alumínio pra conseguir um pacote bem fechado, depois faça o mesmo com a outra banda.

Coloque os pacotes numa assadeira e leve ao forno sem abrir por umas 2h.

Abra os pacotes e espete com um garfo pra ver se a carne está se soltando dos ossos e muito macia (se for preciso, feche o pacote e volte ao forno por mais uns 15min, teste de novo).

Quando a carne estiver macia pra valer, abra cada pacote e regue com o molho restante. Aumente a temperatura do forno para 180ºC (médio) e, mantendo o pacote aberto, regue cada banda com metade da marinada restante e volte ao forno por mais uns 30min para dourar bem (regue a superfície com o caldo da assadeira 10 em 10min).

Retire do forno e sirva.

As costelinhas vão bem com batatas estampadas, purê de batata simples, salada caesar ou salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada.

6 Comentários

  1. 1
    • 2

      Suzana, boa tarde!
      Delîcia saber que a receite funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
      O molho caseiro é muito gostoso e a gente sabe exatamente o que há na receita.
      Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Fernanda, boa tarde!
      Delícia saber que você gostou e a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois temos muitas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas .
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5
    • 6

      Boa tarde!
      Muito obrigada, bom saber que você gostou do post.
      Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *