Quer saber como fazer costelinhas com molho barbecue? Aqui vai uma receita fácil de preparar e que fica deliciosa, com a carne suculenta e ultra macia, se desmanchando, e com o molhinho ligeiramente picante e adocicado que pode ser feito com antecedência e é sucesso na certa.
As costelinhas podem ser assadas no forno, e é assim que faço na maior parte das vezes, mas, quando posso, preparo na churrasqueira, com tudo acontecendo muito devagar, a gordura e a marinada pingando na brasa e criando o ambiente que deixa o sabor ainda melhor, com o leve defumado da brasa.
Tente encontrar costelinhas bem carnudas e calcule uns 450 gramas por pessoa, pois osso é que não falta. Pra quem mora em São Paulo, nada como comprar a “presidencial” do açougue Porco Feliz, que fica na Mercadão, com carne farta e muito saborosa (só ligar, encomendar e aguardar, pois eles entregam).
Então vem a pergunta sobre o molho barbecue: dá pra usar molho pronto? Dá e hoje é simples encontrar potes de molho saboroso e de marcas variadas, como Heinz, Hellman’s, Qualitá, Taeq e até uns incrementados com cerveja e whisky. Só que eu, como sempre, adoro fazer tudo em casa e fui atrás de uma versão gostosa, simples de preparar e com ingredientes comuns e consegui. E não foi agora, pois publiquei a receita no meu primeiro livro, o Cozinhando para Amigos de 2005. Basta aquecer numa panela sucos de tomate e de laranja, ketchup, molho inglês, shoyu, suco de limão, cebola, vinagre, açúcar, mel, mostarda e alho, cozinhar em fogo baixo por 30min, desligar o fogo, acrescentar a pimenta, a manteiga, ajustar o sal e deixar esfriar antes de usar. E ainda dá pra preparar o molho com antecedência e guardar por até 1 semana na geladeira. Enfim, muito prático, caseiro e delicioso. Ele também pode ser usado pra temperar e assar um frango, fica gostoso demais.
As costelinhas, que fazem sucesso com adultos e crianças, vão bem com batatas e saladas. Boas combinações: batatas estampadas (também vídeo), purê de batata simples, salada caesar ou salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada (você também pode conferir o vídeo).
Agora que você sabe como fazer costelinhas com molho barbecue, já dá para fazer uma refeição daquelas!
Ingredientes
- 1 xícara de suco de tomate
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1 xícara de ketchup
- 1/4 xícara de molho inglês
- 1/4 xícara de shoyu
- Suco de 1/2 limão
- 1 cebola média picadinha
- 1/4 xícara de vinagre de maçã
- 1/4 xícara de açúcar mascavo
- 1/4 xícara de mel
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 3 dentes de alho bem picadinhos
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
- 25 g de manteiga
- 2 kg de costelinha suína bem carnuda e sem muita gordura, em 2 bandas de 1 kg cada uma
- sal
Preparo
Molho – Comece pelo molho, que precisa esfriar antes de ser usado.
Numa panela média, aqueça os sucos de tomate e de laranja, o ketchup, o molho inglês, o shoyu, o suco de limão, a cebola, o vinagre, o açúcar, o mel, a mostarda e o alho.
Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 30 min.
Apague o fogo, junte o molho de pimenta e a manteiga, acerte o sal, passe para uma tigela e deixe esfriar (guarde na geladeira por até 1 semana).
De véspera, ou com pelo menos 12h de antecedência, coloque as 2 bandas de costelinhas sobre uma assadeira, tempere com um pouco de sal, regue com metade do molho, espalhando bem, por pelo menos 12 e até por 24h.
Aqui vão as duas formas de assar, só escolher:
Na churrasqueira – Acenda a churrasqueira com 4h de antecedência e deixe queimar o carvão por uns 45min, até que não seja possível suportar o calor quando colocar a mão a uns 20 cm do braseiro e surgirem cinzas (junte mais carvão se o fogo estiver muito forte e com chamas).
Pra deixar a costelinha mais crocante e evitar que ela doure por fora sem terminar de cozinhar por dentro, coloque cada uma das tiras sobre um pedaço grande de papel-alumínio, borrife com água, embrulhe dando 2 voltas de papel e feche sem apertar.
Coloque as costelinhas embrulhadas na grelha posicionada a uns 30 cm do carvão e aguarde 1h.
Então, abra o papel com cuidado pra conseguir descartar a gordura acumulada, pincele as costelinhas dos dois lados com um pouco de molho, abaixe a grelha pra que fique a uns 20 cm das brasas e aguarde mais ou menos 1h, pincelando e virando de 10 em 10min, até que elas estejam bem douradas e com a carne se soltando dos ossos.
Sirva em seguida.
No forno – Aqueça o forno a 160ºC (médio).
Corte seis retângulos com o dobro do tamanho das bandas de costelinha. Coloque dois retângulos, um sobre o outro pra fazer uma camada dupla, depois coloque bem no centro uma das bandas da costelinha, pincele com umas 4 colheradas do molho, dobre pra fechar e faça uma outra camada de alumínio pra conseguir um pacote bem fechado, depois faça o mesmo com a outra banda.
Coloque os pacotes numa assadeira e leve ao forno sem abrir por umas 2h.
Abra os pacotes e espete com um garfo pra ver se a carne está se soltando dos ossos e muito macia (se for preciso, feche o pacote e volte ao forno por mais uns 15min, teste de novo).
Quando a carne estiver macia pra valer, abra cada pacote e regue com o molho restante. Aumente a temperatura do forno para 180ºC (médio) e, mantendo o pacote aberto, regue cada banda com metade da marinada restante e volte ao forno por mais uns 30min para dourar bem (regue a superfície com o caldo da assadeira 10 em 10min).
Retire do forno e sirva.
As costelinhas vão bem com batatas estampadas, purê de batata simples, salada caesar ou salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada.
Oi Helô! Fiz a receita para o almoço de domingo, todos amaram! Achamos mais gostoso que os molhos prontos. Obrigada
Suzana, boa tarde!
Delîcia saber que a receite funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
O molho caseiro é muito gostoso e a gente sabe exatamente o que há na receita.
Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Essa receita é maravilhosa. Obrigada, Helô, por compartilhá-la com a gente!
Fernanda, boa tarde!
Delícia saber que você gostou e a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois temos muitas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas .
Abraços, Ana e Helô
tudo muito bem explicado, um dos melhores artigos que já
vi abordando o assunto.
Boa tarde!
Muito obrigada, bom saber que você gostou do post.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô