No post de hoje, ensino como fazer conserva marroquina de limão. No Marrocos, o limão que entra na preparação da conserva é o siciliano, mas, na falta dele, já preparei a conserva com tahiti (o da foto), galego e até com cravo. Aliás, num dia em que estava inspirada pra inventar moda, também usei laranjas lima, baía e até mesmo mexerica e amei os resultados.
A receita só leva o cítrico escolhido e sal comum (fiz também um teste com sal grosso, mas o comum funciona melhor) e o preparo não passa de 15min. O que leva tempo mesmo é o repouso de mais ou menos 1 mês. Só com o tempo é que o limão “cozinha” no sal devagar, fica vitrificado e macio e acaba se transformando num “ingrediente” totalmente diferente do limão cru, mágico mesmo. O sabor e o perfume são sensacionais, eu viciei…
Na cozinha marroquina, tanto a polpa do limão, como a casca, sempre bem lavadas pra descartar o excedente do sal, entram picadas em várias preparações, dando sabor e perfume inconfundíveis aos pratos.
É interessante perceber que a polpa aquecida dá um gosto bem cítrico à receita, enquanto a casca aquecida por tempos mais longos pode amargar. Exatamente por isso a maior parte das receitas diz pra juntar os pedacinhos mais pro final.
O clássico tagine de frango, limão em conserva e azeitonas é delicioso, fácil de fazer e sempre agrada. Também já misturei tirinhas de casca à salada de batata, salada de frango, saladas de grãos, usei com peixe e camarão elas também ficam ótimas. Na hora, basta retirar um pedaço ou um limão inteiro do pote, passar na água limpa pra descartar o excedente de sal e picar (até pra comer puro é bom!).
Nas cozinhas marroquinas, há potes imensos de limão em conserva, mas por aqui isso não é necessário, pois a gente não tem o hábito. Por isso, sugeri uma receita bem pequena, mas que é suficiente pra preparar uns 3 ou 4 pratos.
Não deixe de experimentar agora que você já sabe como fazer conserva marroquina de limão!
Ingredientes
- 4 limões grandes (siciliano ou tahiti)
- 8 colheres (sopa) de sal comum (aproximadamente 120g)
Preparo
Lave e seque muito bem um pote de vidro médio e que acomode os limões bem juntos.
Com uma faca pequena, faça 2 cortes em cruz em cada limão a partir do lado oposto ao cabinho, como se fosse pra abrir em 4 gomos, mas separar.
Com cuidado, preencha cada uma das duas aberturas com mais ou menos 1 colher (chá) de sal. Pressione o limão pra voltar ao formato natural, coloque no pote e faça o mesmo com os demais.
Espalhe o restante do sal sobre os limões, feche o pote e guarde armário fechado e fresco.
Depois de três dias, verifique se os limão estão totalmente cobertos com o próprio suco e, se não estiverem cobertos, complete com suco de limão.
Feche novamente o pote e deixe a conserva amadurecer por 1 mês antes de usar.
Depois de aberta, guarde a conserva por até 6 meses da geladeira.
não entendi como cortou. Vc corta de forma a ficar 4 gomos mas sem separar é isto?
Oi, Marcelo, isso mesmo, em 4 mas sem separar, mantendo junto na base. Fica como se fosse uma flor. Beijos
Dá pra usar o líquido da conserva?
Oi, Fernanda! Normalmente não se usa, porque ele fica muito salgado. Bj
Ótimo artigo, adorei!
Agostinho, boa tarde!
A gente fica feliz com mensagens como a sua, obrigada!
O site sempre tem muitas novidades.
Abraços, Ana e Helô
Uau!! Eu sempre quis aprender a fazer conserva de limão! Pode colocar alho ou ervas? Obrigada!
Anabella, boa tarde!
Que gostoso saber que você se animou com a receita. A conserva é deliciosa e dá pra usar os limões em várias receitas.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô e as sementes do siciliano, são retiradas???
Obrigada por nós dar tanto!!
Divânia, boa tarde!
Não precisa retirar as sementes, quando a conserva estiver pronta, elas se soltarão com facilidade. Você vai usar as cascas nas receitas.
O mais difícil é esperar 1 mês …
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô