Adicionar à minha lista

Como fazer clafoutis de framboesa

Ana Bacellar como fazer clafoutis de frutas vermelhas

Como fazer clafoutis de framboesa? Hoje eu vou te ensinar a receita francesa clássica, que é deliciosa e fácil de preparar.

Clafoutis é aquela sobremesa rápida, gostosa, rústica e requintada ao mesmo tempo, que fica bonita tanto num refratário grande, pra que cada um pegue a sua colherada, como em potinhos. É bom só ele mesmo, mas muita gente gosta de servir com sorvete, ou com um creme de leite, ou iogurte bem espessos.

Dá pra fazer clafoutis de muitas frutas que não soltem muito líquido logo no início do tempo de forno (morangos, por exemplo, às vezes encharcam a massa). Funcionam bem: framboesa, amora e mirtilo, tanto frescos como congelados, cereja (há quem insista em preparar com caroço dizendo que ele deixa o sabor ainda melhor, mas acho perigoso demais), banana, abacaxi, manga, já vi até de uva.

A amêndoa é clássica, mas também pode ser trocada por pistache, nozes e outras castanhas, até as nossas.

A massa é muito simples, só misturar tudo. Tendo os ingredientes em casa, só fica sem sobremesa quem quiser.

Com creme de leite batido em chantilly ou com o sorvete de baunilha de verdade o clafoutis de framboesa fica ainda melhor.

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de framboesas frescas ou congeladas (150 g)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml)
  • 3 ovos
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar (35 g)
  • 1/4 xícara (chá) de amêndoas grosseiramente moídas (45 g)
  • 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo (30 g)
  • 15 g de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher (chá) de essência de baunilha ou raspas de meia fava de baunilha
  • 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (15 g)
  • Manteiga pra untar
  • Açúcar pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 200ºC (alto). Unte com manteiga 4 refratários individuais de 8 cm de diâmetro, polvilhe com açúcar e espalhe 1/4 das framboesas na base de cada um.

Com um batedor de arame, misture numa tigela o creme de leite, os ovos, o açúcar, as amêndoas, a farinha, a manteiga derretida, o sal e a baunilha e distribua entre os refratários, deixando 1 cm de borda livre.

Asse por uns 20min, até dourar e firmar (espete um palito e veja se sai limpo). Deixe amornar, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva, se quiser com sorvete, ou com creme de leite, ou iogurte.

10 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Paula! É uma receita que tem o ovo como ingrediente importante. Se lhe incomodar, você pode passar os ovos por uma peneira sem forçar com a colher, assim sai a película da gema que é a grande responsável pelo sabor mais forte do ovo. Espero ter ajudado! bjs

  2. 3
    • 4

      Cristina, boa tarde!
      Delícia saber que você gosta e está aproveitando as receitas e histórias do “Na cozinha da Helô”. A gente faz tudo com muito carinho e muita dedicação e é bom demais ter retornos como o seu.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

      • 5
        • 6

          Eliana, boa noite!
          Com certeza a acidez vem das frutas, tanto do morango, como da framboesa preta. Quando estão mais doces, o clafoutis fica melhor. A massa é deliciosa.
          Experimente usar morangos mais doces e mirtilos (podem ser congelados).
          Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, aqui não faltam histórias, dicas, ideias, receitas e fotos apetitosas.
          Abraços, Ana e Helô

  3. 7

    Olá Helô, estou tendo um prazer enorme em conhecer seu trabalho ….. estou encantada em pouco tempo, imagino quando colocar em prática …..
    Esta receita de clafoutis de amoras, posso fazer com jabuticaba cozida congelada???? É que estou com bastante e gostaria de variar no bolo.
    O que acha?? Agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.
    Grande abraço.
    Rita.

    • 8

      Rita, boa tarde!
      Delícia saber que está gostando do site. Aqui tudo é feito com tanto carinho e tanta dedicação que mensagens como a sua são muito queridas.
      A gente nunca testou com o clafoutis com jabuticaba. Será que os caroços não serão problemáticos? Com uvas sem sementes bem doces a gente já fez, assim como com framboesas, mirtilo, cereja, pêssego…
      Se fizer, conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *