Adicionar à minha lista

Como fazer cebola frita estufadinha

Onion rings com massa de cerveja

Ana Bacellar Como fazer cebolas estufadinhas

Hoje é dia de aprender como fazer cebola frita estufadinha. Em casa todos adoro e vira e mexe preparo pra servir como acompanhamento de rosbife simples como deve ser, frango assado aberto pelas costas, como petisco e por aí vai. Pra acompanhar as cebolas, principalmente como petisco, costumo preparar maionese caseira, ou ketchup caseiro ou mostarda caseira com mel, que fazem a diferença.

É o tipo de receita versátil que sempre agrada.

A cerveja é fundamental pra formar a casquinha e a dica de usar cerveja gelada, mas sem as bolhas é fundamental. Pra isso, costumo abrir uma lata de cerveja já gelada e deixar na geladeira até o momento de usar. Há receitas que pedem apenas a farinha, o ovo, a cerveja e sal, mas o gostinho da páprica e da pimenta dão vida à casquinha. Na falta de pimenta-caiena, use pimenta-do-reino.

Agora que você sabe como fazer cebola frita estufadinha? Bora pra cozinha?

cebolas estufadinhas

Ingredientes

  • 2 cebolas grandes (360 g)
  • 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo (210 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1 xícara de cerveja clara sem espuma (240 ml; deixe repousar aberta por meia hora)
  • 900 ml de óleo vegetal pra fritar

Preparo

Descasque as cebolas e corte cada uma delas em rodelas grossas, de mais ou menos 0,5 cm de espessura e separe os anéis (separe os anéis miúdos e centrais pra usar numa outra receita).

Coloque os anéis numa tigela, cubra com água bem gelada (se quiser, acrescente alguns cubos de gelo) e deixe repousar por 1h. Assim, a cebola ficará bem mais firme e crocante.

Coloque ¾ xícara de farinha num prato raso e reserve.

Numa tigela, misture a farinha restante, o sal, a páprica e a pimenta. Junte a cerveja e misture com um batedor de arame até obter uma massa cremosa e homogênea.

Uns 30min de servir, escorra e seque os anéis de cebola e descarte a água.

Aqueça o óleo numa frigideira de bordas altas até ficar numa temperatura média.

Passe cada anel de cebola na farinha de trigo, depois na massa, deixando escorrer o excedente e mergulhe no óleo. Banhando com uma escumadeira, frite os anéis até que estejam dourados e crocantes. Escorra sobre papel absorvente e frite os demais.

Sirva em seguida.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *