Adicionar à minha lista

Como fazer broinhas de trigo

Ana Bacellar como fazer broinhas de trigo

Que tal aprender a como fazer broinhas de trigo da fazenda? Na fazenda, quando nem sempre se tem pão fresco por perto, quem gosta de pães, bolinhos e outras delícias caseiras, tem sempre que pensar em alguma coisa pra resolver o problema. A receita das broinhas de trigo da fazenda são perfeitas pra esses momentos.

Por muitos anos, bastava alguém aparecer pra uma visitinha na fazenda da família da minha sogra, em São Joaquim da Barra, pra, em pouco tempo, chegar à mesa uma tigela cheia de broinhas com manteiga, geleia e queijo fresco ao lado. Eu me lembro de uma vez em que a gente foi passar um final de semana por lá e, logo na chegada, a Nair, que trabalhou a vida inteira com a família, veio com a famosa tigela das broinhas e as nossas meninas, que ainda eram pequenas, devoraram tudo em minutos.

Elas se parecem com as clássicas carolinas, mas ficam mais úmidas, já que o objetivo não é secar por dentro pra rechear, mas comer na hora, como se fossem pãezinhos. São gostosas demais e só pedem ingredientes comuns, daqueles que quase todo mundo tem em casa: água, leite, manteiga, açúcar, sal, farinha de trigo e ovo.

São irresistíveis quando saem do forno, mas, no dia seguinte, elas ainda ficam gostosas, principalmente depois de uns minutinhos no forno ou até na torradeira.

Agora que você sabe como fazer broinhas de trigo, não deixe de experimentar.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite (240 ml)
  • 1/2 xícara de água (120 ml)
  • 25 g de manteiga em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (30 g)
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (180 g)
  • 3 ovos
  • Manteiga pra untar
  • Farinha pra polvilhar

Preparo

Aqueça o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal numa panela grande e aqueça. Quando ferver, junte a farinha de uma só vez e misture bem rápido com uma espátula até conseguir uma massa firme que vire uma bola que se solte da panela.

Retire do fogo, coloque a massa na tigela da batedeira e deixe amornar por 10min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).

Unte com manteiga 1 assadeira grande, reserve.

Comece a bater a massa e junte os ovos 1 a 1, só colocando o ovo seguinte quando o anterior estiver totalmente incorporado à massa.

Coloque um pouco de farinha no fundo de uma xícara de chá. Coloque uma colher de sopa cheia de massa na xícara e chacoalhe pra girar a massa e dar um formato arredondado à broinha, depois coloque na assadeira mantendo um espaço livre entre elas.

Asse as broinhas por uns 30min, até que estejam bem crescidas e douradas. Aguarde uns 5 minutos, solte as broinhas da assadeira e sirva com manteiga, mel, geleia, queijo fresco ou requeijão.

12 Comentários

  1. 1
  2. 3

    Nossa, até que enfim achei a receita que minha avó fazia… vou tentar reproduzir, e vou por erva doce pra lembrar mais ainda da minha vozinha Oneide de Uberaba… Depois volto pra contar como ficou!!!
    Obrigada!
    Abraço.

    • 4

      Tatiana, boa tarde!
      Que delícia pensar em receitas que fazem a gente pensar em pessoas queridas.
      Claro que, na memória, fica um gosto que nunca se repete, pois é pura emoção, mas a gente tenta…
      Depois conte como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

    • 5
      • 6

        Dezirene, boa tarde!
        Essas broinhas são deliciosas, simples de preparar e levam ingredientes que todo mundo tem em casa.
        Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
        Abraços, Ana e Helô

  3. 7
    • 8

      Illen, boa tarde!
      As broinhas de trigo, assim como as de fubá e as carolinas e bombas não levam fermento, crescem pela mistura da massa cozida com os ovos, que dão estrutura.
      Continue aqui com a gente. Abraços, Ana e Helô

  4. 9
    • 10

      Boa noite!
      Obrigada pelo carinho. Muito gostoso saber que você está aproveitando nossas histórias, fotos, dicas e receitas.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  5. 11
    • 12

      Isabella, boa noite!
      Dá sim, só misturar com uma espátula ou uma colher de pau ou com um batedor de arame até incorporar bem e conseguir uma massa lisa. Não é difícil, só um pouco de força e de paciência, você consegue!
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *