Adicionar à minha lista

Como fazer broa crocante de padaria

No post de hoje a gente vai mostrar como fazer broa crocante de padaria, também conhecida como broa Caxambu, Eu, que adoro tudo o quanto é receita com milho e fubá, não resisto a essas broas crocantes, saborosas e com perfume da erva-doce. E quem se incomoda ou não gosta do perfume e do sabor pode fazer a broa sem ela, simples assim.

As broas crocantes de padaria mais fáceis e rápidas de preparar, pois não precisam de cozimento da massa, como acontece com as broinhas aerosas de fubá, é só misturar tudo, moldar e assar. Acho que, ao menos nos estados de São Paulo e de Minas Gerais, toda padaria tem uma bandeja cheia delas no balcão.

São douradas, meio baixas e muito boas. Cresci comendo esse tipo de broa, comprava na padaria perto dos quatro cantos, em São Luiz do Paraitinga, sempre que ia à cidade a cavalo com o Ricardo, meu irmão mais novo.

A maior parte das padarias faz em tamanhos grandes, de uns 10 cm de diâmetro, mas fico com as menores, de uns 5 cm, no máximo.

Com um café e uma fatia de queijo ou com manteiga, eu não preciso de mais nada. São gostosas o no café da manhã e quando bate a vontade de comer alguma guloseima saborosa a qualquer hora do dia.

Agora que você sabe como fazer broa crocante de padaria, bora pra cozinha?

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo (60 g)
  • ½ xícara (chá) de fubá (75 g)
  • ½ xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 pitada de sal
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1 gema pra pincelar
  • Manteiga pra untar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga uma assadeira média.

Numa tigela média, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento, a erva-doce e o sal. Junte a manteiga e o ovo e misture até conseguir uma massa macia e que descole das mãos (junte mais um pouquinho de fubá se estiver muito pegajosa).

Divida a massa em 12 partes e molde uma bola com cada uma. Achate e espalhe na assadeira deixando uns 2 cm livres entre elas, que se espalham um pouco. Pincele com a gema.

Asse as broas por uns 15min, até que estejam bem crocantes e douradas. Sirva as broas quentes ou em temperatura ambiente com chá ou café. A gente adora comer com manteiga ou fatia de queijo.

10 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Mariane! Hahah que coisa boa!! Aqui em casa broa também faz sucesso! Para o pessoal da sua casa: “Gente, broa é sensacional, que tal provar mais receitas deliciosas também?”. Bjs

  2. 3
    • 4

      Priscila, bom dia!
      Delícia saber que você gostou e que a receita passou a fazer parte da sua vida.
      Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dias, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

    • 5

      O que dizer das maravilhas da Helô? São perfeitas, receitas maravilhas e acessíveis, sabor de mãe, sabor de vó, sabor de Amor…. Parabéns minha querida! E obrigada por nos presentear com essas delícias.

      • 6

        Mariana, bom dia!
        Que mensagem linda!!!! Alegrou o dia na cozinha da Helô e da Ana.
        Aqui, tudo é feito com tanto amor, carinho e dedicação que esse reconhecimento é o melhor presente.
        Continue aqui com a gente.
        Abraços, Ana e Helô

  3. 7
    • 8

      Cátia, boa noite!
      Essas broas são deliciosas, irresistíveis com um cafezinho ou com leite ou com chá. Bom demais saber que você gostou tanto que elas já fazem parte da sua cozinha.
      Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  4. 9

    Amo todas suas receitas, a de broa aerosa é perfeita, acertei de primeira. Vc ensina de uma forma tão gostosa e leve, que parece que temos uma amiga ao lado ensinando o passo a passo. Obrigada por existir!! K

    • 10

      Nivia, boa noite!
      Obrigada pelo carinho, muito gostoso saber que as broas aerosos já fazem parte da sua cozinha e que você tem e aproveitado nossas receitas, histórias, fotos e dicas.
      Continue aqui com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *