Adicionar à minha lista

Como fazer um bolo formigueiro

Bolo de coco ralado fresco e chocolate em barra ralado

Ana Bacellar Como fazer bolo formigueiro

O encanto do bolo

Quer saber como fazer um bolo formigueiro chique? Aqui vai a receita. Chique porque ele vai além do bolo formigueiro de sempre. A receita leva coco ralado, fresco de preferência, chocolate em barra ralado (ao leite ou meio-amargo, como quiser) e leite de coco.

O nome do bolo é uma graça e vem dos pedacinhos de chocolate e de coco que ficam no meio da massa e lembram um formigueiro. Quem já pisou num formigueiro e viu aquela terra cheia de branquinhos e pontos escuros entende bem.

É sucesso com as crianças, que adoram levar fatias pra escola, e com os adultos que não resistem e devoram fatias de bolo quando passam por perto.

A ideia do leite de coco, do coco fresco e do chocolate ralado surgiu num dia em que eu tinha coco fresco em casa, leite de coco e não tinha chocolate granulado. Experimentei e gostei tanto que nunca mais fiz de outro jeito.

Cobertura

O bolo é tão gostoso que não precisa de mais nada pra fazer sucesso. Mas se você amar coberturas, só preparar uma calda de chocolate, como a calda bem rapidinha de chocolate calda de chocolate rapidinha e regar o bolo quando ele esfriar.

Bolo pronto

Agora que você sabe como fazer o bolo formigueiro chique, só fatiar e servir com um bom café. Vai bem no café-da-manhã, no lanche ou quando bate a vontade de comer um doce gostoso.

Como fazer bolo formigueiro

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 50 g manteiga em temperatura ambiente
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco (200 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de leite (40 ml)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (200 g)
  • 150 g de chocolate meio amargo ralado grosso ou granulado especial
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média com furo no meio ou uma assadeira média (uns 20cm).

Com a batedeira, bata as claras em neve até conseguir picos firmes. Passe as claras em neve pra uma outra tigela e reserve.

Na mesma tigela da batedeira, bata as gemas, o açúcar, a manteiga, o leite de coco e o leite até obter um creme homogêneo. Junte, então, a farinha e o fermento e misture apenas até incorporar e conseguir uma massa cremosa e também homogênea.

Com uma espátula, e muita delicadeza, misture o coco ralado e o chocolate à massa e depois incorpore as claras em neve.

Coloque a massa na fôrma e asse por uns 45min, até que o bolo esteja firme, crescido e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno, aguarde 15min, desenforme o bolo sobre um prato raso.

Se quiser, cubra o bolo com a calda de chocolate rapidinha.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Stefania, boa noite!
      Como é gostoso receber mensagens como a sua, alegram o nosso dia! Muito bom saber que você aprovou o bolo e que a receita agora faz parte da sua cozinha.
      Conte sempre com a gente.
      Obrigada pelo carinho, abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *