Todos conseguem fazer bisnaguinhas em casa, é verdade mesmo! Acho que toda criança gosta de bisnaguinha, seja com manteiga, requeijão, geleia ou sem nada. Mas não são poucos os adultos que adoram o mesmo pão, só que na versão grande – bisnaga.
Minhas filhas levaram bisnaguinhas que eu fazia em casa na lancheira por anos a fio. Eu mesma acho delicioso um sanduíche num pão ligeiramente adocicado com um recheio mais salgadinho. Perdi a conta das vezes em que escolhi bisnaga com queijo e salame num lanche.
Testei várias receitas, no início insisti em usar leite e manteiga, mas acabei ficando com água e óleo, que são os ingredientes usados no dia a dia das padarias.
Além de macias, saborosas, lindas e douradas pelas pinceladas de gema, ainda são charmosas, pois ninguém resiste a separar as bisnagas que saem todas grudadinhas do forno.
Quando as bisnagas sobram e endurecem, basta cortar em rodelas ou ao meio, espalhar numa assadeira, pincelar com um pouco de manteiga derretida, salpicar com um tico de sal e levar ao forno baixo (uns 160º, não mais porque a casquinha dourada pela gema começa a queimar) e dourar.
Eu adoro e quando dou uma mordida na hora penso nas torradas que a minha avó Dina preparava durante as férias em Araçatuba.
A geleia de morango caseira que faço fica ótima com essa bisnaguinha!
Ingredientes
- 3/4 de xícara (chá) de água morna (180 ml)
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar (35 g)
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 400 g)
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1 ovo
- 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (80 ml)
- Óleo vegetal pra untar
- 1 gema dissolvida em 1 colher (sopa) de água pra pincelar
Preparo
Numa tigela média, misture a água, o açúcar, o fermento, 1 xícara de farinha e deixe descansar por uns 10min, até espumar. Junte o sal, o ovo, o óleo e, aos poucos, acrescente a farinha e trabalhe até que a massa esteja macia e se solte das mãos. Cubra com um pano limpo e deixe crescer por 1h, até dobrar de volume.
Separe uma assadeira média e unte com óleo.
Divida a massa em 12 partes iguais. Com a palma da mão, achate cada parte pra formar um quadrado de uns 10 cm, depois enrole como um rocambole e coloque na assadeira, deixando no máximo 1 cm de espaço livre entre elas. Pincele os pãezinhos com a gema e deixe repousar por mais 1h, até dobrar de volume.
Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).
Asse por uns 20min, até que os pãezinhos estejam bem crescidos e dourados.
Retire do forno, aguarde 10min e, com a ajuda de uma espátula, solte a placa de pãezinhos e retire da assadeira. Na hora de servir, cada um descola o seu pãozinho
Receita maravilhosa
Amanda, boa noite! Que bom que você gostou ! Como a gente faz tudo com muita dedicação e carinho, mensagem como a sua são deliciosas!
Abraços, Ana e Helô
Helô, é lindo o seu trabalho. Obrigada por deixar minha vida mais prática e muito mais gostosa.
Juliana, boa noite!
Mensagens como a sua deixam os dias aqui na cozinha da Helô muito mais gostosos. Obrigada pelo carinho.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Fiz ontem as bisnaguinhas e ficaram uma delícia, no café da manhã hoje fez muito sucesso. Só precisou de mais tempo de forno. Obrigada pela receita!!
Renata, boa noite!
Bom saber que as bisnaguinhas fizeram sucesso na sua casa.
O tempo de forno é sempre variável, pois depende da assadeira e do forno de cada casa e eles são sempre diferentes.
Siga nos acompanhando, temos sempre novidades.
Abraços, Ana e Helô
Posso deixar na geladeira já na forma para assar logo cedo?
Priscila, boa noite!
Pode deixar sim na geladeira, mas de manhã será preciso deixar fora da geladeira por 1 hora antes de assar. Se assar a massa gelada ela não vai ficar leve.
Conte depois como elas ficaram.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô tudo bem?! Posso fazer sem adicionar açúcar?!
Obrigada! Bjs
Lilian, boa noite!
Você pode sim fazer sem o açúcar se for necessário seguir dieta rigorosa sem açúcar. Nessa quantidade, ele apenas auxilia na fermentação, não vai adoçar a massa. Se preferir, para deixar um leve adocicado lá no fundo e, também, fazer com que a massa cresça mais linda e saborosa, use umas 2 colheres (sopa) de mel no lugar do açúcar. Sem açúcar e sem mel a massa cresce, mas perde um pouco em sabor e em textura.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Estou fazendo as bisnaguinhas hoje. Muito obrigada, por compartilhar tantas delícias conosco. Minha próxima receita a ser elaborada, será a da Torta de Maçã. Gratidão, Helô.
Boa tarde! Depois conte pra gente como ficaram as bisnaguinhas.
Acho que você também vai gostar da torta de maçãs, receita simples de fazer e deliciosa.
Abraços, Ana e Helô
Posso substituir por farinha integral ou dividir metade, metade?
Elza, boa tarde!
Como a farinha integral dá menos elasticidade à massa, recomendo que você use 2 xícaras de farinha de trigo comum e 1 e 1/4 de xícara de farinha integral. Com maior quantidade de farinha integral a bisnaguinha ficará mais pesada.
Depois conte pra gente como ficaram as bisnaguinhas.
Abraços, Ana e Helô