Adicionar à minha lista

Como fazer bisnaguinhas em casa

Ana Bacellar Bisnaguinhas

Todos conseguem fazer bisnaguinhas em casa, é verdade mesmo! Acho que toda criança gosta de bisnaguinha, seja com manteiga, requeijão, geleia ou sem nada. Mas não são poucos os adultos que adoram o mesmo pão, só que na versão grande – bisnaga.

Minhas filhas levaram bisnaguinhas que eu fazia em casa na lancheira por anos a fio. Eu mesma acho delicioso um sanduíche num pão ligeiramente adocicado com um recheio mais salgadinho. Perdi a conta das vezes em que escolhi bisnaga com queijo e salame num lanche.

Testei várias receitas, no início insisti em usar leite e manteiga, mas acabei ficando com água e óleo, que são os ingredientes usados no dia a dia das padarias.

Além de macias, saborosas, lindas e douradas pelas pinceladas de gema, ainda são charmosas, pois ninguém resiste a separar as bisnagas que saem todas grudadinhas do forno.

Quando as bisnagas sobram e endurecem, basta cortar em rodelas ou ao meio, espalhar numa assadeira, pincelar com um pouco de manteiga derretida, salpicar com um tico de sal e levar ao forno baixo (uns 160º, não mais porque a casquinha dourada pela gema começa a queimar) e dourar.

Eu adoro e quando dou uma mordida na hora penso nas torradas que a minha avó Dina preparava durante as férias em Araçatuba.

A geleia de morango caseira que faço fica ótima com essa bisnaguinha!

Ingredientes

  • 3/4 de xícara (chá) de água morna (180 ml)
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar (35 g)
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 400 g)
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1 ovo
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (80 ml)
  • Óleo vegetal pra untar
  • 1 gema dissolvida em 1 colher (sopa) de água pra pincelar

Preparo

Numa tigela média, misture a água, o açúcar, o fermento, 1 xícara de farinha e deixe descansar por uns 10min, até espumar. Junte o sal, o ovo, o óleo e, aos poucos, acrescente a farinha e trabalhe até que a massa esteja macia e se solte das mãos. Cubra com um pano limpo e deixe crescer por 1h, até dobrar de volume.

Separe uma assadeira média e unte com óleo.

Divida a massa em 12 partes iguais. Com a palma da mão, achate cada parte pra formar um quadrado de uns 10 cm, depois enrole como um rocambole e coloque na assadeira, deixando no máximo 1 cm de espaço livre entre elas. Pincele os pãezinhos com a gema e deixe repousar por mais 1h, até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 10min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Asse por uns 20min, até que os pãezinhos estejam bem crescidos e dourados.

Retire do forno, aguarde 10min e, com a ajuda de uma espátula, solte a placa de pãezinhos e retire da assadeira. Na hora de servir, cada um descola o seu pãozinho

12 Comentários

  1. 1
    • 2

      Amanda, boa noite! Que bom que você gostou ! Como a gente faz tudo com muita dedicação e carinho, mensagem como a sua são deliciosas!
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Juliana, boa noite!
      Mensagens como a sua deixam os dias aqui na cozinha da Helô muito mais gostosos. Obrigada pelo carinho.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  3. 5

    Fiz ontem as bisnaguinhas e ficaram uma delícia, no café da manhã hoje fez muito sucesso. Só precisou de mais tempo de forno. Obrigada pela receita!!

    • 6

      Renata, boa noite!
      Bom saber que as bisnaguinhas fizeram sucesso na sua casa.
      O tempo de forno é sempre variável, pois depende da assadeira e do forno de cada casa e eles são sempre diferentes.
      Siga nos acompanhando, temos sempre novidades.
      Abraços, Ana e Helô

  4. 7
    • 8

      Lilian, boa noite!
      Você pode sim fazer sem o açúcar se for necessário seguir dieta rigorosa sem açúcar. Nessa quantidade, ele apenas auxilia na fermentação, não vai adoçar a massa. Se preferir, para deixar um leve adocicado lá no fundo e, também, fazer com que a massa cresça mais linda e saborosa, use umas 2 colheres (sopa) de mel no lugar do açúcar. Sem açúcar e sem mel a massa cresce, mas perde um pouco em sabor e em textura.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

      • 9

        Estou fazendo as bisnaguinhas hoje. Muito obrigada, por compartilhar tantas delícias conosco. Minha próxima receita a ser elaborada, será a da Torta de Maçã. Gratidão, Helô.

        • 10

          Boa tarde! Depois conte pra gente como ficaram as bisnaguinhas.
          Acho que você também vai gostar da torta de maçãs, receita simples de fazer e deliciosa.
          Abraços, Ana e Helô

  5. 11
    • 12

      Elza, boa tarde!
      Como a farinha integral dá menos elasticidade à massa, recomendo que você use 2 xícaras de farinha de trigo comum e 1 e 1/4 de xícara de farinha integral. Com maior quantidade de farinha integral a bisnaguinha ficará mais pesada.
      Depois conte pra gente como ficaram as bisnaguinhas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *