Adicionar à minha lista

Como fazer arroz com pinhão

Ana Bacellar como fazer arroz com pinhão

É tempo de pinhão e hoje a gente vai mostrar como fazer arroz com pinhão saboroso. Araucárias carregadas de pinhão são puro junho, que tem tudo a ver com friozinho e comidas aconchegantes.

Na casa da fazenda, quando faz frio é tem pinhão, a gente logo separa a lenha, aquece o fogão, enche um caldeirão de água e cozinha o pinhão devagar até ficar bem macio. Depois, a gente se reuni em volta do fogo, abre um vinho gostoso e fica ali conversando e comendo pinhão, no máximo com umas pitadas de sal. Simplicidade total e deliciosa.

Mas quando a quantidade de pinhão é maior, eu aproveito pra fazer pinhão com um monte de coisas e só dá pinhão por uns bons dia. Num dia faço paçoca de pinhão, num outro carne de panela com pinhão, num outro um entrevero de pinhão e também faço arroz com pinhão.

COMO FAZER O PINHÃO


Pra preparar qualquer coisa com pinhão, é preciso começar cozinhando o pinhão em água salgada. Não é difícil e, se o pinhão for novo, o tempo na panela não será grande. O que leva tempo e dá mesmo um trabalhinho é descascar o pinhão.

Pra descascar só com uma faca, eu coloco o pinhão cru sobre uma tábua, seguro com firmeza e cuidado pra ele não escorregar e corto uma pontinha do lado fino e também a base. Com o miolo em contato com a água o cozimento acontece em menos tempo, e isso já ajuda. E, pra descascar, só puxar uma tirinha de casca de uma ponta até a outra, depois soltar a casca toda.

A outra forma de descascar, que é prática demais, depende de um apetrecho incrível inventado pra descascar pinhões, o pinholino. Eu ganhei um da minha mãe, que comprou em Campos do Jordão, há pelo menos 10 anos e adorei. Facilita a vida em 1000%. Eu corto só uma pontinha da casca pra cozinhar mais depressa, coloco na panela com a água e sal e cozinho até amaciar. Então, retiro a panela do fogo, pesco uns 6 pinhões com uma escumadeira, posiciono um pinhão por vez no pinholino, aperto e o miolo pula, deixando a casca pra trás.

Pra facilitar o processo, é importante manter os pinhões ainda com as cascas na água quente do cozimento e reaquecer sempre que perceber que eles começarem a esfriar. Eu costumo retirando uns uns 6 pinhões da panela, descasco, transfiro os prontos pra uma tigela e sigo fazendo o mesmo até terminar. Já descascados, os pinhões ficam bem por uns 3 dias na geladeira e congelam muito bem.

COMO FAZER O ARROZ


Até dá pra fazer um refogado com temperos e os pinhões, depois juntar sobras de arroz bem soltinho, aquecer, juntar as ervas e servir. Fica gostoso e rende uma refeição em pouco tempo.

Mas não dá pra negar que quando se cozinha o arroz com os temperos e o pinhão o resultado é bem mais saboroso.

Pra isso, basta dourar o bacon na própria gordura até ficar sequinho, escorrer e reservar. Na mesma gordura, a gente refoga a cebola e o alho, doura levemente o pinhão, junta o arroz, mexe pra dar uma fritada, acrescenta sal o louro e água. O arroz vai cozinhar nuns 15 min, depois é só deixar descansar por 5min. E então, afofar com um garfo pra soltar os grãos, misturar o bacon, o cheiro verde e pimenta fresca. Só passar pra uma tigela e servir.

Adoro servir o arroz de pinhão com feijão de todo dia e farofinha rápida ou farofa de farinha de milho e ovo, ou com um ovo frito e uma salada de folhas com um dos nossos molhos pra salada, a refeição bem de roça está pronta.

Quem não gosta de bacon, os vegetarianos e os veganos simplesmente deixam o bacon de lado, usam manteiga ou óleo vegetal no lugar dele. O prato será também delicioso.

Gostou de aprender a como fazer arroz com pinhão? Conta pra mim o que achou!

Ingredientes

  • 200 g de bacon em cubinhos
  • 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 xícaras de pinhão cozido em água e sal até ficar bem macio e descascado (uns 40)
  • 1 e 1/2 xícara de arroz branco cozido
  • 3 xícaras de água fria ou caldo de legumes, aproximadamente (720 ml)
  • pimenta vermelha fresca picadinha (dedo-de-moça ou biquinho)
  • 6 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (6 ramos)
  • Óleo vegetal
  • Sal

Preparo

Aqueça o bacon numa panela média e, mexendo de vez em quando, deixe no fogo até que os cubinhos estejam dourados e crocantes. Transfira o bacon pra uma tigelinha forrada com papel absorvente e reserve.

Na gordura do bacon, doure levemente a cebola, então acrescente o alho e, quando perfumar, misture o pinhão, um pouquinho de sal.

Quando aquecer, misture o arroz cru e mexa até envolver bem. Acrescente a água, sal o bastante pra deixar a água salgadinha e a folha de louro. Cozinhe o arroz com a panela semitampada por uns 15 minutos, até que os grãos estejam cozidos, mas ainda soltinhos. Desligue o fogo, mantenha a panela tampada por 5 minutos, então afofe o arroz com um garfo pra soltar os grãos. Misture o bacon, o cheiro verde e a pimenta e transfira pra tigela de servir.

Sirva em seguida com feijão e farofa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *