Adicionar à minha lista

Cocada branca de colher

No tabuleiro da baiana sempre tem cocada. E tem cocada em pedaços das bem açucaradas, tanto brancas, como escuras e caramelizadas, e também aquelas de comer de colher. Eu, que adoro coco e adoro doces, gosto de todas!

A branca de colher, bem alva e molinha, é a mais simples de todas, pois mal ponto de doce tem. Na verdade, tudo acontece muito rápido, basta colocar a água com o açúcar e os cravos numa panela, aquecer, misturar só até dissolver, esperar ferver, aí juntar o coco e deixar ferver por uns quinze minutos, até o coco perder o jeito de cru (ele fica meio translúcido) e a calda dar uma leve engrossada. Quando isso acontece, a cocada está pronta, simples demais.

Dá pra comer a cocada quente (com calda de chocolate rapidinha ela fica com jeito de prestígio), em temperatura ambiente ou gelada. Sobremesa perfeita de qualquer jeito, gostosa, fácil de fazer, rápida e perfeita pra receber de última hora.

O coco tem que ser fresco e pode ser comprado já ralado nos supermercados, mercados, feiras e sacolões.

Se, por um acaso, acontecer de receber cocos secos inteiros, não se apavore, dá pra abrir sem muito trabalho da seguinte forma: coloque o coco inteiro numa assadeira pequena e leve ao forno a uns 180ºC (médio-alto) por uns 15min, até ele trincar, então desligue o forno e deixe o coco esfriar lá dentro (a assadeira serve pra amparar a água do coco, que não é muita porque ele já é seco, mas existe e molha); retire o coco do forno, force a abertura pra abrir e, com a ajuda de uma colher pra coco ou comum, solte a polpa.

Pra retirar a pele grossa e escura da polpa eu costumo usar um descascador de legumes. Dá pra ralar o coco, mas o liquidificador resolve tudo em segundos.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de água (360 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 3 e ½ xícaras de coco fresco ralado (350 g)
  • 2 cravos

Preparo

Numa panela média, aqueça a água e o açúcar, mexa só até dissolver e deixe ferver por uns 5min, até começar a brilhar.

Junte o coco e os cravos e, mexendo de 1 em 1min, mantenha a cocada no fogo por mais uns 10min, até engrossar um pouco, o coco perder o branco e ficar translúcido e do doce começar a brilhar.

Retire do fogo, passe pra uma compoteira e sirva quente, ou deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente ou gelada (ela se conserva por até uma semana na geladeira).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *